Alunos do CPM de Campina participam de reunião com a juíza Rosimeire Ventura sobre elaboração do TCC
Alunos do Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial, período 2019.1, da unidade de Campina Grande, participaram de reunião com a diretora adjunta da Escola Superior da Magistratura (Esma), juíza Rosimeire Ventura Leite, para obter orientações sobre o início de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A reunião ocorreu, na noite dessa quinta-feira (16), nas instalações da instituição de ensino, localizada no 4º andar do Fórum Affonso Campos. Em João Pessoa, o encontro ocorre nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, na Esma.
A juíza Rosimeire Ventura comunicou aos alunos/concluintes que o prazo da elaboração do TCC ocorrerá no período de 20 de janeiro a 18 de maio, impreterivelmente, salvo situações excepcionais que serão avaliadas pela coordenação do Curso de Prática Judiciante. “Os alunos já passaram pelas fases de aula e residência, e agora estão na última etapa do curso, que é a elaboração do TCC”, disse Rosimeire.
A magistrada ressaltou, ainda, que nessa fase de elaboração do TCC os alunos vão aproveitar os conhecimentos adquiridos na Residência Judicial, associando a experiência com os estudos acadêmicos.
Durante a reunião, foi entregue aos participantes o cronograma de atividades da referida fase. Além disso, os discentes foram informados da necessidade de manterem contatos com os respectivos orientadores, desde o início dos prazos, e de que haverá acompanhamento mensal da Escola durante a referida fase de produção, a fim de possibilitar a identificação de eventuais necessidades dos alunos ou orientadores, e a medida cabível em tempo hábil.
Também participaram do encontro o gerente Acadêmico da Esma em exercício, José Iran Lima Filho, a representante dos alunos, Ellen Cristina Araújo Almeida, além das servidoras da Esma Vera Lúcia Silva e Ana Lúcia Teberge.
CPM - Com uma metodologia inovadora e totalmente modificada, a formação, desde 2018, vem oportunizando ao aluno a experiência não só de consolidar seus conhecimentos, mas oferecendo e possibilitando ao estudante fazer a Residência Judicial na Fase 2. “O CPM tem sido um curso bastante completo, possibilitando ao aluno a experiência com o juiz, na Fase 2, bem como oportuniza que saia com duas titulações”, enfatizou a diretora adjunta.
O Curso de Preparação à Magistratura tem duração de 12 meses, com carga horária de 720 horas/aula. No primeiro semestre, são ministradas aulas teóricas e, no segundo, os alunos/bacharéis farão a Residência Judicial nos gabinetes dos magistrados preceptores da Região Metropolitana de João Pessoa e de Campina Grande, além dos gabinetes dos desembargadores.
Por Marcus Vinícius/Gecom-TJPB



