Assinatura de Carta de Intenções marca encerramento do Encontro Diretores de Fórum
O evento foi encerrado pela presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, e a Carta de Intenções pede a realização de um evento nacional de diretores de Fórum
Discussões sobre governança democrática; formação e aperfeiçoamento do magistrado e a assinatura de uma carta de intenções para a criação de um Evento Nacional de Diretores de Fórum marcaram a tarde desta sexta-feira (30), último dia do I Encontro Estadual de Diretores de Fórum, ocorrido por dois dias, no Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”, na Capital paraibana.A tarde começou com uma palestra do juiz do trabalho e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Luciano Athayde Chaves, que fez uma reflexão sobre a verticalização do Poder Judiciário, apontando que todos os juízes deveriam participar da construção do Planejamento da Justiça, decidindo, inclusive, sobre a alocação dos recursos. “Precisamos descentralizar a Administração Judiciária, fortalecer as direções de fórum e criarmos uma nova cultura,voltada para uma governança participativa”, destacou.
A palestra seguinte tratou da Formação e Aperfeiçoamento do Magistrado, numa conferência realizada pelo secretário geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e conselheiro do CNJ, Paulo Tarso Tamburini. Ele defendeu a política de valorização dos cursos e capacitações e a necessidade de melhorar o sistema judiciário através do conhecimento. A criação de um evento nacional entre juízes diretores de fórum foi proposta numa Carta de Intenções, elaborada ao final do evento.
Ao encerrar os trabalhos, a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, agradeceu aos conferencistas pelo contributo que ofereceram aos magistrados paraibanos. “Importantes lições foram adquiridas, sobretudo, pelo convívio que nos foi permitido, para trocarmos experiências”, destacou a presidente, ao pedir mais empenho para melhorar a produtividade do Judiciário estadual.
A idealizadora do Encontro e diretora do Fórum Cível, juíza Agamenilde Dias Arruda, ficou satisfeita com os resultados do evento. “Foram debates ricos, cujo objetivo principal foi despertarmos para uma nova maneira de administrar. Foram valiosos o ânimo e a motivação despertados nos colegas, para seguirmos neste projeto de desenvolvimento do juiz gestor”, avaliou.
Por Gabriela Parente




