Conteúdo Principal
Publicado em: 07/03/2019 - 23h51 Atualizado em: 08/03/2019 - 12h49 Comarca: João Pessoa Tags: BI, Solução tecnológica de apoio à gestão e tomada de decisão

Avanço: TJPB instala solução tecnológica de apoio à gestão e tomada de decisão

Treinamento para uso da ferramente começa segunda (11)

Os servidores das áreas de Pesquisas Estatísticas e de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba receberão, a partir desta segunda-feira (11), treinamento para uso da ferramenta de Business Intelligence (BI) recém-instalada, denominada Qlik Sense – que vai permitir a extração de dados dos mais diversos segmentos da Justiça estadual, sejam eles processuais, financeiros, de recursos humanos, de fiscalização extrajudicial, entre outros. O objetivo é aprimorar a tomada de decisões pela gestão, conforme destacou o juiz auxiliar da Presidência, Meales Melo.

“A capacitação da equipe vai até a sexta-feira (15) e será oferecida pela própria empresa, cujo contrato prevê treinamento e consultoria. Iniciaremos o uso da ferramenta reunindo informações de gestão relacionadas, num primeiro momento, a custas, emolumentos e fiscalização extrajudicial”, informou o magistrado.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação (DITEC) do TJPB, José Teixeira de Carvalho Neto, a ferramenta é uma das mais modernas do mercado. “Uma solução de BI viabiliza a coleta e o processamento de grande volume de dados oriundos de fontes internas e externas, com mais agilidade, permitindo a visualização e a análise das informações resultantes”, explicou.

José Teixeira Neto esclareceu que o treinamento da próxima semana é de conhecimento técnico, voltado aos desenvolvedores das aplicações e painéis que disponibilizarão as informações. Posteriormente, à medida que as aplicações forem sendo implementadas e disponibilizadas, serão demonstradas aos usuários finais, envolvendo, Presidência, Corregedoria, diretores, magistrados, entre outros.

O diretor de TI acrescentou que, apesar de a extração de dados e a geração de relatórios serem tarefas corriqueiras no âmbito do TJPB, seja para provimento ao CNJ ou para atender demandas internas, elas não resultam em elementos suficientes para apoio à gestão, em função da falta de integração entre os diversos relatórios e do baixo nível de detalhamento, requisitos supridos pelo uso efetivo de uma solução de BI.

Núcleo de Inteligência – Para dar efetividade ao uso da ferramenta, a Presidência criou um Núcleo de Inteligência e Análise de Dados, que realizará o levantamento, mapeamento e consolidação das regras e dos dados relacionados, considerando a definição das prioridades de escopo da Presidência e da Corregedoria-Geral de Justiça da Paraíba. A medida resultará na disponibilização de painéis interativos, que permitirão a manipulação completa das respectivas informações, pelos setores interessados.

A primeira reunião para formatação do Núcleo foi realizada no dia 6 de fevereiro, conduzida pelo  juiz auxiliar Meales Melo, e contou com a participação do juiz-corregedor Antônio Silveira Neto, da assessora da Presidência, que coordenará o setor, Renata Grigório, da gerente de Projetos da Diretoria de Gestão Estratégica, Ana Caroline Vasconcelos, além do diretor José Teixeira Neto, e equipe.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711