Biblioteca da Esma possui quase 1.300 títulos e intercâmbio com TJPB permite atualização de conteúdo
Com total apoio da atual Diretoria da Escola Superior da Magistratura (Esma) e o intercâmbio com o Tribunal de Justiça da Paraíba, a Biblioteca da Escola disponibiliza aos seus alunos e aos servidores do Poder Judiciário do Estado centenas de títulos e dezenas de periódicos, além de uma excelente estrutura ambiental. A bibliotecária Paula Frassinete, formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e analista judiciária do TJ, é a responsável pela organização e acesso dos livros.
Segundo ela, a frequencia de alunos é muito boa e uma das preocupações do diretor da Esma, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, é com a constante atualização do conteúdo disponível na biblioteca. “Atualmente, nosso acervo tem 1.256 títulos e 52 periódicos, todos dentro da tabela de Classificação Decimal Universal (CDU) e catalogados pela Tabela Cutter, com fichas que trazem as informações sobre autor, título e assunto”, disse Paula Frassinete
A Biblioteca da Esma é aberta de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, com nove cabines individuais e quatro mesas redondas, que possibilitam 21 assentos. O ambiente é climatizado e os leitores e estudiosos têm acesso a computadores com internet. “Também fazemos empréstimos de livros. Contudo, só nos finais de semana e apenas para nossos alunos e servidores do Tribunal de Justiça”, esclareceu a bibliotecária.
Paula Frassinete informou, ainda, que dentre as publicações mais procuradas estão Direito Previdenciário (Lamartino França); Direito Eleitoral (Cândido Joel); Direito Penal (Luiz Régis); Direito do Consumidor (Antônio Herman Benjamin) e Curso de Direito Penal (Rogério Greco), entre outros.
Virtual - A Esma também possui uma Biblioteca Virtual, que atende a uma das reivindicações mais esperadas pelas classes de magistrados, professores e alunos. O diretor da Instituição foi o idealizador do projeto e o responsável pela inauguração do espaço, que fica localizado no andar térreo da Escola. Com seis computadores de última geração e acesso livre a internet, a Biblioteca Virtual funciona das 14h às 21h.
Por Fernando Patriota





