Conteúdo Principal
Publicado em: 16/10/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Biblioteca do TJPB implanta sistema informatizado e convoca usuários para recadastramento

A Biblioteca “Desembargador Osias Nacre Gomes”, do Tribunal de Justiça da Paraíba, aderiu à informatização e, desde terça-feira (13), iniciou um processo de recadastramento de usuários, por meio do qual 40 servidores, em média, já foram cadastrados. Para realizar o cadastro, os interessados deverão se dirigir à biblioteca, portando os seguintes documentos: cédula de identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3X4.

De acordo com a funcionária do setor, Eliete Lisboa dos Santos, com o novo sistema, os usuários terão acesso ao acervo de livros da biblioteca por meio de um link contido no site do Tribunal (www.tjpb.jus.br).  “Além deste acesso mais facilitado, todos os mecanismos como empréstimo, devolução e cobranças de multas serão executados através deste sistema. Cada usuário terá uma carteira com foto e isso facilitará, também, o nosso controle ”, disse a servidora.

Outro funcionário do setor, Higino Dantas Neto, informou que o novo sistema deverá será posto em funcionamento já no mês de novembro, tendo em vista à conclusão da catalogação dos livros. “Temos um acervo grande, dentre livros de jurisprudência e doutrina. São cerca de cinco mil exemplares,  contando com os novos livros que acabamos de receber.”, ressaltou.

Ele disse, ainda, que a biblioteca vai solicitar ao Sistema de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal uma interligação do programa com o sistema dos Recursos Humanos.  “Desta maneira, o recadastramento poderia ser feito de forma automática, através da matrícula do servidor”, explicou Higino Dantas.

Para se cadastrar, é preciso fazer parte do quadro de funcionários do Tribunal ou de qualquer órgão do Poder Judiciário paraibano, mas qualquer cidadão pode fazer uso do acervo disponibilizado pela biblioteca, como explicou Eliete Lisboa. “Pessoas de fora também podem pesquisar e estudar nas nossas dependências, como tirar cópias do material, desde que dentro do próprio Tribunal. Só não podem fazer empréstimos de exemplares”, comentou.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611