Conteúdo Principal
Publicado em: 15/06/2023 - 20h46 Tags: DITEC, Ditec, Boletim Informativo

Boletim Informativo eletrônico da Ditec destaca programas tecnológicos do Judiciário 

..
O Boletim está disponível na página da Ditec no site do TJPB

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba lançou nesta quinta-feira (15) um boletim informativo com as principais ações da pasta.  De acordo com o diretor da Ditec, Ney Robson Medeiros, o objetivo do informativo é tornar mais transparente as atividades que estão sendo executadas pela DITEC. “Principalmente, aquelas que são produzidas mensalmente e as que ainda estão sendo desenvolvidas, a exemplo dos projetos futuros. Consta ainda a parte de 

contratações,  versões de sistemas, atendimento ao usuário e outras atividades como o enfoque à segurança da informação”, explicou.

Nesta edição do boletim o destaque ficou para a Sebastiana, uma Inteligência Artificial (IA) que atua na predição sugestiva de movimentações em gabinete, auxiliando magistrados e magistradas, assessores e assessoras. ‘Sebastiana’ ainda será evoluída, para abranger novos cenários e ser integrada ao Processo Judicial eletrônico (PJe) de 2º grau. O nome da IA foi inspirado na música ‘Sebastiana’, do paraibano Jackson do Pandeiro. 

-
Ney Robson: diretor da Ditec

A Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) também é destaque na edição. Ela busca modernizar o sistema de processos judiciais eletrônicos e permite que os tribunais façam ajustes de acordo com suas necessidades, ao mesmo tempo em que unifica o trâmite processual em todo o país. 

Dentre os projetos em execução destacam-se com 27% de execução a Plataforma do Google Workspace que começou a ser implantado no TJPB, contemplando na primeira fase os usuários da Ditec. Também foi iniciado o planejamento da Construção de Repositório Unificado de Dados Processuais com aplicações para extração, tratamento e envio de dados a Base Nacional de Dados do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (DataJud/CNJ).

O boletim informativo eletrônico também traz alertas e dicas para evitar golpes através de ataques virtuais, a exemplo do Phishings - mensagens que têm por finalidade usar truques de engenharia social (persuasão - a famosa ‘lábia’) para obter dados privados dos usuários. O canal de comunicação está disponível na página da Ditec, hospedada no portal do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Por Valdez Pacífico

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611