Conteúdo Principal
Publicado em: 16/12/2025 - 16h32 Atualizado em: 16/12/2025 - 16h32 Tags: PCCR, Servidores

Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores(as) é prioridade do TJPB para início de 2026 

Foto dos sindicalistas com Fred Coutinho
Sindicalistas entregam minuta do PCCR ao pres. Fred Coutinho

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, afirmou que a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores e servidoras do Poder Judiciário estadual é uma de suas prioridades para o início de 2026. Na manhã desta terça-feira (16), o presidente do TJPB recebeu representantes dos sindicatos dos analistas, técnicos e auxiliares judiciários, como também dos oficiais de justiça. 

Na oportunidade, foi entregue ao magistrado uma minuta do PCCR com as propostas dos classistas. A previsão é que o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração seja implantado até final de maio do ano que vem.

“No meu discurso de posse como presidente do Tribunal, fiz essa promessa. Vamos trabalhar, conjuntamente, na construção desse importante plano para os nossos servidores.  Com o apoio dos sindicatos e de toda a equipe do Tribunal da Justiça, vamos buscar construir o melhor possível para cada categoria, dentro, logicamente, da nossa possibilidade orçamentária e financeira”, comentou Fred Coutinho.

Participaram da reunião de trabalho os juízes auxiliares da Presidência do TJPB Fábio Araújo, Leonardo Paiva e Aparecida Gadelha, e o juiz auxiliar da Vice-presidência do Tribunal, Max Nunes.

Foto do juiz Fábio Araújo
Fábio Araújo, juiz-auxiliar do TJPB

Para Fábio Araújo, o PCCR precisa vir como fruto de uma atuação coletiva. “Não existe  Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração que seja imposto. Consequentemente, a gente vai precisar se reunir com as diversas entidades, com os diversos setores, por intermédio de suas representações, para que a gente construa a melhor proposta e isso venha a refletir a ideia daquilo que a Presidência quer, que os setores representados querem”, pontuou o juiz.

Sindicatos e Associação - Por parte dos servidores(as), compareceram à reunião o presidente do Sindicato dos Técnicos e Analistas do Judiciário (Sintaj), Walmir Feliciano; o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Paraíba (Sinjep-PB), João Ramalho; o presidente do  Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba (Sindojus), Joselito Bandeira; o presidente  da Associação dos Servidores da Secretaria do Tribunal (Asstje-PB), José Valdez Lins Rabelo; e o presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado da Paraíba (AOJEP), Francy Hélio de Souza Maciel. 

“Faço uma avaliação muito positiva sobre a reunião. O presidente, no seu discurso de posse, garantiu que iria fazer um novo PCCR, para adequar os trabalhadores do Poder Judiciário à nova realidade do Judiciário nacional.  Esse Plano é um sonho dos servidores(as) e com o desembargador Fred, nós vamos consolidar essa aprovação”, avaliou João Ramalho.

Foto de Joselito Bandeira
Sindicalista Joselito Bandeira

Para Joselito Bandeira, a entrega da minuta do PCCR ao presidente do Tribunal marca um momento histórico na esfera do Poder Judiciário estadual. “Hoje, tivemos a oportunidade de repassar ao desembargador Fred Coutinho esse documento que representa a atualização financeira da categoria. Importante destacar a gestão do presidente Tribunal, voltada ao diálogo aberto com os servidores e seus representantes. Estamos avançando e acredito que até maio, vamos estar com o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração implantado”, avaliou.

Por sua vez, José Valdez Lins Rabelo afirmou que os servidores(as) do TJPB vivem um momento inédito, único e histórico. “Não desmerecendo as demais gestões, mas a administração do desembargador Fred inaugurou uma nova forma de tratar o servidor, que faz parte da cadeia do Judiciário Paraibano. Então, eu quero louvar e parabenizar publicamente o desembargador Fred Coutinho, por essa gestão voltada diretamente aos interesses dos servidores(as)."

O encontro foi, ainda, comentado por Francy Hélio. Ele registrou que a reforma do PCCR é, há muito tempo, um  anseio dos servidores do Tribunal. "O presidente Frederico Coutinho assumiu esse compromisso. Acreditamos que, em face do modelo de gestão adotado por ele e sua equipe, que dias melhores estão por vir. Acreditamos sempre em homens que carregam em seus atos e ações, transparência e humildade", afirmou. 

Também participaram da reunião desta terça-feira Altamir Pimentel, Vladinei  Gonzaga e José Ivonaldo; vice-presidente, tesoureiro e secretário do Sintaj, respectivamente; e Maria Margarete (vice-presidente do Sinjep).

Por Fernando Patriota
Fotos: Ronaldo Orlando


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711