Conteúdo Principal
Publicado em: 02/05/2013 - 16h17

Café da manhã e Campanha de Adoção abrem programação do Dia das Mães do TJPB

Uma programação especial organizada pelo Poder Judiciário da Paraíba será aberta na manhã desta sexta-ferira (3) pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, com o propósito de marcar as homenagens alusivas ao Dia das Mães. A programação começa com um café da manhã oferecido a partir das 7:30h, no Busto de Tamandaré, às mães que passarem no local.

Na ocasião, será feito o lançamento da campanha “Adoção: para este ato não existe fronteira”. A campanha é uma iniciativa da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), órgão da Corregedoria Geral de Justiça do TJPB e pretende enfatizar a importância da adoção, além de lançar o III Concurso de Tema e Desenho sobre Adoção.

De acordo com a programação, às 10h será celebrada uma Missa em Ação de Graças, no auditório do Fórum Cível de João Pessoa. Em seguida, será exibido um vídeo sobre a campanha de adoção, apresentando depoimentos de servidoras do TJPB que são mães adotivas.

A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba observou que o TJ não poderia deixar de homenagear as mães e aproveitar o momento para lançar a campanha de adoção. Ela lembrou que é através da adoção que muitas mulheres realizam o grande sonho de ser mãe e, também, de crianças e jovens ganhar um lar, recebendo o carinho de uma mãe.

Já o corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, informou que a campanha contará com a participação de alunos das escolas públicas e privadas, através do III Concurso de Tema e Desenho sobre Adoção. “Com a campanha, se pretende estimular o pensamento, a pesquisa, a criatividade e o raciocínio de alunos do 1º ao 5º ano, bem como esclarecer sobre o ato de adotar de forma consciente e legal”, enfatizou.

Para isso, vem-se realizando reuniões com alunos e professores nas redes de ensino dos municípios de Santa Rita, Bayeux, Sapé, Mari, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Conde, Caaporã e Alhandra.

Do processo seletivo, serão selecionados dois desenhos (1º e 2º lugares) e duas frases (1º e 2º lugares). A partir da frase e desenho vencedores (1º lugar) será lançado o VII Concurso de Redação sobre Adoção.

Adoção – A campanha de adoção, intitulada “Adoção: para este ato não existe fronteira”, ocorre em consonância com a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que vem promovendo em nível nacional, desde 2008, campanhas voltadas à adoção.

A propósito, o CNJ lançou em 2008 o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), uma ferramenta criada para auxiliar juízes das varas da infância e da juventude na condução dos procedimentos de adoção.

Lançado em 29 de abril de 2008, o CNA tem por objetivo agilizar os processos de adoção por meio do mapeamento de informações unificadas. O Cadastro possibilita ainda a implantação de políticas públicas na área.

Gecom - Elise Elane

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611