Câmara adia sessão de entrega do título de Cidadão Pessoense ao desembargador Marcos Cavalcanti
A Câmara Municipal de João Pessoa decidiu adiar (sine die) a data da sessão solene de outorga do título de Cidadão Pessoense ao desembargador Marcos Cavalcanti, prevista para ocorrer na tarde desta quinta-feira (27). A decisão foi tomada após reunião entre o desembargador Marcos Cavalcanti e o presidente da Casa de Napoleão Laureano, vereador Durval Ferreira, realizada no final da tarde de ontem.
A solenidade foi transferida para o próximo período legislativo e a nova data, a ser agendada, será divulgada em breve, segundo informação do Cerimonial da Câmara Municipal.
A propositura é do vereador Fernando Milanez (PMDB) e foi aprovada por unanimidade, na Casa de Napoleão Laureano. Ao justificar a homenagem, o vereador destaca os relevantes serviços prestados à Justiça e à Cultura paraibana pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
Marcos Cavalcanti é o atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral e, no Tribunal de Justiça, preside a Comissão Especial de Cultura e Memória do Poder Judiciário.
Autor de 13 obras publicadas nas áreas de Direito, História e Espiritualidade, o magistrado é também membro da Academia Paraibana de Letras. Natural de Mamanguape, o desembargador Marcos Cavalcanti é formado pela Universidade Federal da Paraíba, iniciou a carreira como advogado, procurador da Arquidiocese da Paraíba.
Antes de ingressar na Magistratura, foi promotor de Justiça, nomeado em 1981. Ingressou no Judiciário em 1983, como juiz de Direito na comarca de Belém. Ele passou pelas comarcas de Mamanguape, Campina Grande e João Pessoa. Em todas elas foi, também, juiz eleitoral, tendo sido juiz-coordenador da propaganda eleitoral nos dois maiores colégios eleitorais do Estado.
Na Capital e em Campina Grande foi membro e presidente da Turma Recursal do Juizado Especial Cível. Juiz Substituto e Titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, por dois biênios, com início no ano de 2000.
O desembargador já exerceu o cargo de corregedor regional Eleitoral por três anos consecutivos e o de juiz-diretor do Fórum Cível da Capital. Como juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, foi convocado por diversas vezes para substituir desembargador no Tribunal de Justiça, integrando as Câmaras Cíveis, a Criminal e o Tribunal Pleno.
Promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador, tomou posse no dia 11 de abril de 2007.
Gecom – Valter Nogueira



