Conteúdo Principal
Publicado em: 10/03/2015 - 10h58 Atualizado em: 10/03/2015 - 16h12

Campanha “Caminhar para a Qualidade de Vida” é lançada com a participação de magistrados e servidores do TJPB

O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Qualidade e Vida, lançou a campanha “Caminhar para a Qualidade de Vida”. O evento aconteceu no início da manhã desta terça-feira (10), no Busto de Tamandaré, orla marítima de João Pessoa, e tem como finalidade incentivar servidores e magistrados a evitar o sedentarismo. O projeto consiste em educação física, com alongamento, aquecimento e caminhada, sempre na segunda, quarta e sexta-feira, das 6h às 7h e das 7h às 8h, na orla.

O desembargador Carlos Martins Beltrão Filho representou o presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, no lançamento da campanha. “Uma prática esportiva, quando se torna rotina, faz muito bem à saúde física e mental. Com essa campanha, o Tribunal disponibiliza uma grande oportunidade para quem deseja ter uma vida mais saudável”, disse o magistrado, que pratica futebol desde os 14 anos de idade, além de caminhadas diárias.

A gerente de Qualidade e Vida do TJPB, Valéria Beltrão, ao abrir oficialmente a campanha, afirmou que, além de trazer mais saúde e bem-estar, a atividade promove a integração da família judiciária. “O interessante é que esse projeto não tem tempo determinado. Temos um educador físico que faz todo o acompanhamento das pessoas interessadas. Também vamos fazer um perfil de evolução dos participantes. Acredito que essa integração é fundamental para a atividade do cotidiano”, comentou Valéria.

A servidora da Gerência de Controle Interno do Tribunal, Ana Cláudia, esteve no Busto de Tamandaré. “Eu pratico caminhadas e vou à academia, não por uma questão de estética, mas por questão de saúde. Essa campanha se traduz em mais um incentivo. Estou motivada e recomendo aos meus colegas a participarem”, convidou.

De acordo com o supervisor da Gerência de Qualidade de Vida e educador físico, Tarcísio Vieira, as atividades terão início com a fase de preparação do movimento, como aquecimento, alongamento e ativação neuromuscular. Em seguida, vem a caminhada que será orientada de acordo com a capacidade de cada servidor. “É importante que as pessoas interessadas, antes de tomar a iniciativa de participar da caminhada, tenham conhecimento de seu condicionamento físico, procurando o seu médico”, adiantou. 

Dia Nacional - 10 de março é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, data definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar á população sobre as doenças e consequências causadas pela falta de exercícios físicos. Apesar dos dados serem alarmantes (70% das pessoas do mundo são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas e obesidade), já existe uma maior preocupação por parte das pessoas em iniciar uma atividade física, ainda que seja na Terceira Idade.

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711