Conteúdo Principal
Publicado em: 03/06/2024 - 10h58 Atualizado em: 03/06/2024 - 12h23 Tags: GEVID, Gevid, unho Vermelho

Campanha ‘Junho Vermelho’ fortalece a importância de doar sangue, um ato seguro e que salva vidas

Junho_Vermelho

Todos os anos, a Campanha ‘Junho Vermelho’ lembra sobre a importância da doação de sangue, e o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), vai reforçar esse significado, com ações itinerantes por todas as circunscrições do Poder Judiciário estadual, que alcança as comarcas do TJPB. Doar sangue é um processo seguro e simples, e uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Os requisitos básicos para doação incluem estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem alimentado. Antes da doação, o doador passa por uma triagem que inclui uma entrevista e exames básicos para garantir a segurança do sangue doado. Todos os dias, milhares de pessoas necessitam de transfusões de sangue em situações de emergência, cirurgias complexas, tratamentos de doenças crônicas e câncer.

Além dos benefícios para os receptores, doar sangue também traz vantagens para o doador. A doação regular pode ajudar a manter os níveis de ferro no sangue sob controle, reduzir o risco de doenças cardíacas e estimular a produção de novas células sanguíneas.

Segundo a gerente da Gevid-TJPB, Valéria Beltrão, “a divulgação a Campanha Junho Vermelho será feita através dos Projetos Ginástica Laboral e Qualidade de Vida em Ação Itinerante, com o objetivo de estimular a doação de sangue durante este período, época em que os hemocentros registram níveis mais baixos de sangue em estoque. O Judiciário paraibano está em constante campanha pela vida”.

Valéria Beltrão disse, ainda, que doar sangue é um ato de solidariedade e cidadania que salva vidas. “A doação regular é essencial para manter os estoques de sangue nos bancos e hospitais, garantindo que esses recursos vitais estejam disponíveis para aqueles que mais precisam”, destacou. Os especialistas alertam que em situações de desastres naturais, acidentes de grandes proporções e emergências médicas, a demanda por sangue pode aumentar drasticamente. Ter um estoque adequado de sangue é crucial para responder rapidamente e de maneira eficaz a essas situações.

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611