Conteúdo Principal
Publicado em: 27/01/2023 - 07h50 Atualizado em: 27/01/2023 - 13h51 Tags: CEJUSC, Alliance, Parceria

Cejusc do 2º Grau articula parcerias e esforço concentrado para conciliações na área da construção civil

Conciliação: Reunião entre Cejusc e Alliance
Conciliação: Reunião entre Cejusc e Alliance

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Antônio Carneiro de Paiva Junior se reuniu com representantes da Construtora Alliance, nesta sexta-feira (27), na sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania(Cejusc) do 2º Grau, para tratar sobre parcerias e a realização de esforço concentrado previsto para acontecer na primeira quinzena de fevereiro, dando continuidade à expansão e solidificação da Política de Pacificação dos Litígios por meios conciliatórios.

O magistrado explicou que o encontro faz parte de uma série de ações, visando firmar parcerias com a iniciativa privada, cujo intuito do Núcleo de Conciliação do TJPB é fomentar a cultura da pacificação, difundir o sistema conciliatório, consensual.

“Tratamos, hoje, de algumas parcerias, envolvendo soluções de demandas, junto aos clientes da construtora, para que isso aconteça através desse espaço dialógico, no qual as partes são convidadas a sentarem em uma mesa redonda e tentar solucionar as questões, para isso que existe a rede conciliatória do estado”, ressaltou o juiz Antônio Carneiro

O coordenador do Nupemec acrescentou que o Cejusc do 2º Grau realizará o esforço concentrado, no sentido de solucionar algumas demandas da Construtora Alliance, com a intenção de ser expandido para outras empresas do mesmo ramo, com a finalidade de evitar que esses litígios sejam judicializados, aumentando os acervos das unidades judiciárias, e contribuindo com a cultura da paz e da conciliação.

O gerente-jurídico da empresa, Pedro Miranda, observou que as ações do Tribunal de Justiça, por meio do Nupemec, voltadas à conciliação, são de extrema relevância para a sociedade, por permitirem, de fato, a resolução dos conflitos sem a necessidade de criar um processo judicial.

“Com a conciliação todos saem beneficiados, tanto quem pretendia litigar, como aquele que fosse objeto do litígio, porque, previamente, através de um simples acordo, uma conversa, se desfaz eventuais questões, resolvendo o problema de maneira amigável e objetiva”, pontuou o gerente.

O advogado da Construtora Alliance, Geraldez Tomás Filho, disse ser entusiasta da conciliação e que, sempre que possível, procura o Nupemec para tentar conciliações com as empresas para as quais advoga.

“A gente trabalha para dessa forma desafogar o Tribunal de Justiça e também as suas varas cíveis. Com isso, objetivamos criar um ambiente favorável para a conciliação, e sempre encontramos apoio por parte do Núcleo, para que fosse feito de forma salutar em que todas as partes saiam ganhando e tudo resolvido de uma forma harmoniosa”, enfatizou.

Por Lila Santos

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611