Conteúdo Principal
Publicado em: 16/05/2019 - 20h07 Atualizado em: 17/05/2019 - 14h37 Comarca: Campina Grande Tags: DITEC, Digitalização de processos físicos para o PJe

CG conclui Projeto Digitaliza e institui setor permanente de digitalização de processos físicos

A segunda maior Comarca do Estado, Campina Grande, concluiu, com êxito, o Projeto Digitaliza, virtualizando mais de 18 mil processos físicos. Ao todo, foram 3,5 milhões de páginas validadas, sendo uma média de 200 folhas por processo. Passaram pela digitalização todas as Varas de Família, as Cíveis e a maior parte das Varas da Fazenda. Restam, apenas, as Varas de Sucessões e de Feitos Especiais. Os processos dessas unidades judiciárias serão virtualizados por uma equipe permanente, instituída pelo diretor do Fórum Cível de Campina, juiz Gustavo Pessoa Tavares de Lyra.

O trabalho teve a participação efetiva de 20 servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba e foi iniciado em Campina Grande em julho do ano passado.  “Tínhamos um acervo inicial de 25 mil feitos físicos, restando, hoje, apenas cinco mil, dos quais ainda esperamos migrar cerca de dois mil. Este saldo remanescente é proveniente de ações que estão com remessa ou carga a outros órgãos”, disse o juiz Gustavo Pessoa.

O magistrado informou que dois servidores de Campina, que faziam parte da equipe de digitalização, foram alocados no Setor de Distribuição do Fórum Cível daquela Comarca, com atribuição de finalizar a migração digital. “Além disso, à medida que feitos cíveis físicos forem, por solicitação do magistrado, desarquivados, terão que passar por esse setor permanente para que ele seja disponibilizado no PJe 2.0”, complementou.

Números totais - A digitalização de todos os processos físicos da área Cível que tramitam no Estado é uma das principais metas da atual gestão do Tribunal de Justiça da Paraíba. Desde que teve início o trabalho de migração por meio do Projeto Digitaliza já foram digitalizados 95.691 processos, dos 250 mil que formavam o acervo físico cível inicial. Com a publicação do Ato da Presidência nº 12/2019, em apenas três meses, foram digitalizados 49.814 processos, o que representa quase 50% dos feitos virtualizados.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611