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Publicado em: 03/06/2024 - 18h33 Atualizado em: 04/06/2024 - 14h20 Tags: Chatbot; DITEC; canal;atendimento

Chatbot: Ditec disponibiliza mais um serviço para agilizar atendimento a magistrados e servidores 

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A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), do Tribunal de Justiça da Paraíba, disponibilizou aos usuários internos do TJPB, mais um serviço no canal de atendimento, voltado a beneficiar e facilitar a utilização do sistema de chamados. Trata-se de um Chatbot, no Google Chat do Google Workspace, uma ferramenta de comunicação que utiliza a inteligência artificial para interagir com os usuários de forma autônoma e inteligente.

O diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, Ney Robson, enfatizou que a iniciativa é integrada ao sistema de chamados, quando feito o registro, para o atendimento do serviço solicitado, um robô é acionado e executa a solicitação automaticamente, propiciando ganho no tempo no atendimento.

O gerente de Atendimento e Suporte, José Fábio de Alencar, reforçou ser a ferramenta como mais um canal de comunicação com entre a Ditec, magistrados e servidores, estando integrada à Central de Serviços e ao robô que trabalha tanto no chat da ferramenta de gerenciamento de serviço, como também está disponível no WhatsApp e no Google Chat Coorporativo do Tribunal.

“Diante desta ferramenta, os usuários podem ter acesso a serviços como alteração de senha, abrir e consultar chamados, inserir informações em chamados, podem solicitar instalações de aplicativos e drivers de equipamentos de impressoras, scanners, tokens. Tudo feito pelo robô quando é acionado”, ressaltou Fábio Alencar.

Para utilizar o serviço, o magistrado ou servidor deve acessar a funcionalidade Chat, do Google Workspace, enviar mensagem para o contato Assistente Virtual e iniciar a interação (conversa) com o bot, que irá lhe apresentar as opções de serviços disponíveis e, em forma de uma simples conversa, será aberto um chamado técnico ou prestada a informação que necessitar.

Como acessar o Google Chat

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Para acessar o Google Chat, o usuário deve fazer login no Gmail Corporativo e localizar, no lado esquerdo da tela, as opções de Chat (ver imagem). Também é  possível acessar o serviço por meio dos dispositivos móveis (Smartphones, Tablet, etc) instalando o aplicativo disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android ou IOS. Após a instalação, fazer login com a conta institucional e localizar o contato do Assistente Virtual.

 

Por Lila Santos

 

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