CNJ prorroga prazo do Censo e TJPB intensifica mobilização para chegar aos 100% de participação
Atendendo a pedidos de tribunais, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu prorrogar o prazo final do Censo Nacional do Poder Judiciário até 21 de outubro. O levantamento elaborado pelo Conselho visa traçar o perfil dos servidores da Justiça. A pesquisa, que inicialmente duraria 45 dias e terminaria nesta sexta-feira (11/10), foi prorrogada para dar mais tempo aos servidores que ainda não responderam ao questionário.
Até o início da manhã desta quarta-feira (09), foi contabilizada a adesão de 161,6 mil servidores, ou 56,71% de um total de 285 mil funcionários. A maioria dos servidores dos 91 tribunais e três conselhos que participam do levantamento aderiu ao primeiro Censo Nacional do Poder Judiciário.
O Tribunal de Justiça da Paraíba foi um dos que avançaram nos percentuais, atingindo até ontem mais de 60%, de um total de 4.381 servidores, sendo destacado pelo CNJ, ao lado do Superior Tribunal Militar e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, como exemplos de ideias criativas para mobilização. Os três realizaram campanhas do tipo “Dia D” ou “Semana D”, comunicando um momento de intensificação da divulgação.
Segundo o juiz Onaldo Queiroga, presidente da Comissão do Censo na Paraíba, com a prorrogação do prazo de preenchimento do questionário, o CNJ espera aumentar a adesão de servidores dos tribunais. Ele destacou que nesta etapa o TJPB deverá implementar uma dinâmica maior para atingir os 100% até o final do prazo.
O resultado do Censo deve sair dentro de seis meses. O mapeamento pretende levantar os dados sobre o servidor da Justiça brasileira, como grau de satisfação com suas funções, média de horas trabalhadas, nível de escolaridade e deficiências, entre outras questões. Todos os dados são sigilosos e não serão repassados para os tribunais de origem do servidor.
Censo dos magistrados – Onaldo Queiroga antecipou ainda que o lançamento do Censo dos Magistrados será no dia 04 de novembro de 2013, e estará disponível na página do CNJ, por 40 dias, nos mesmos moldes do Censo dos Servidores.
Gecom – CNJ/Genésio Sousa



