Conteúdo Principal
Publicado em: 11/02/2021 - 11h37 Tags: Comarca de Areia, Treinamento interno, Servidores, Atos Ordinatórios

Comarca de Areia realiza treinamento interno para os servidores executarem Atos Ordinatórios

Servidores da Comarca de Areia, no Brejo paraibano, estão participando de uma série de treinamentos sobre Atos Ordinatórios nos processos eletrônicos. A preparação começou na segunda-feira (8). De acordo com a juíza Alessandra Varandas Paiva Madruga de Oliveira Lima, titular da Vara Única, será um ano intensivo de capacitações, com a criação de fluxograma, para consulta sempre que surgir dúvida. A princípio, foram escolhidos 10 temas, a serem abordados tanto pela magistrada quanto pelos servidores.

O treinamento foi aberto pela juíza, que expôs sobre Juizados Cível e Criminal. “Precisamos motivar os servidores a dar impulso aos processos, fazendo Atos Ordinatórios, e não apenas conclusão ou cumprimento de despachos e decisões”, explicou Alessandra Varandas.

Sobre a metodologia, a magistrada considera importante dar a oportunidade para cada um transmitir o que conhece. “Minha equipe é muito boa. Quando a ideia surgiu, todos gostaram. É um momento para tirar dúvidas, conversar, construir um conhecimento técnico sobre os processos. A cada treinamento, surgem mais ideias e todas as dificuldades viraram temas”, ressaltou.

O chefe do cartório, Marlos Delgado de Albuquerque, vai tratar sobre Execução Fiscal, e considera o treinamento necessário. “Uma Vara Única trata de todas as matérias, então surgem muitas dificuldades, por isso uma reciclagem é sempre importante. Com o fluxograma, vamos criar um padrão para organização processual, com o passo a passo. Isso será muito valioso para a celeridade dos trabalhos”, observou.

A técnica judiciária Viviane Delgado de Albuquerque, que abordou o tema Interdição, ressaltou a importância do fluxograma para o serviço. “É muito válido, pois é um processo detalhado, que permitirá tirar dúvidas a qualquer momento”, pontuou a servidora.

Os demais temas a serem abordados no treinamento são: Execução de título extrajudicial; Execução de título judicial (cumprimento de sentença); Cobrança de seguro Dpvat; Inventário; Família (alimentos, execução de alimentos, exoneração de alimentos, revisão de alimentos, divórcio, guarda etc); Busca e Apreensão (alienação fiduciária); Criminal (procedimento comum ordinário).

Por Gabriella Guedes-Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611