Conteúdo Principal
Publicado em: 06/07/2017 - 15h16 Comarca: Patos

Comarca de Patos promove curso dirigido a autores de violência doméstica

Registro do curso

Abordar uma reflexão acerca da violência doméstica, explanar sobre temas relacionados ao machismo e patriarcado, identificar os impactos da agressividade nas relações familiares foram alguns dos temas discutidos no primeiro curso para autores de violência doméstica realizado pela 2ª Vara de Patos, por meio da Equipe Multidisciplinar da Comarca e do Ministério Público.

“Ao todo, ocorreram quatro encontros, nos meses de maio e junho, que foram avaliados positivamente”, ressaltou o juiz Ramonilson Alves Gomes, responsável pelo Projeto.

O Curso sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que é proposto como uma forma de pena alternativa, reuniu homens que cumprem pena por violência doméstica junto à 2ª Vara Mista de Patos.

A metodologia de trabalho utilizada se propôs a ser efetivamente participativa, incentivando os membros do grupo à expressão pessoal, vindo a apresentar suas perspectivas quanto às relações de gênero e a violência contra a mulher.

Segundo o magistrado, o curso objetiva, ainda, o contato com essas temáticas e situações de vida a partir de discussões e reflexões que propiciem movimentos de desconstrução de referenciais machistas e a construção de novos princípios que contemplem o equilíbrio e a harmonia familiar. Dentre os recursos utilizados, destacam-se a utilização de entrevistas, rodas de conversa, dinâmicas e apresentação de vídeos.

“Com a finalização da primeira turma, mesmo diante do caráter pioneiro do trabalho, verificou-se que os resultados demonstraram ser satisfatórios, podendo ser observado pela própria postura dos participantes, com o passar dos encontros, como também pela resposta direta destes, ao final do curso”, avaliou o juiz Ramonilson.

A previsão é que nas próximas semanas novas turmas sejam formadas, dando continuidade ao projeto.

Por Tatiana de Morais

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711