Comarca de Serra Branca lança campanha para conscientizar população sobre o uso do capacete
De acordo com o juiz Bruno Medrado, o objetivo da campanha, a princípio, foi coibir que crianças fossem levadas em motocicletas, bem como que adolescentes não pilotassem motos. “Com o tempo, verificamos que o uso inadequado da moto, e a falta de utilização do capacete estava afetando várias famílias, que perdiam seus entes queridos, deixando crianças desamparadas e fazendo com que várias pessoas respondessem por crimes de trânsito. Foi aí que verificamos que o Judiciário tinha sua parcela de responsabilidade, e resolvemos fazer a campanha”, explicou.
No início do mês, uma audiência pública foi realizada com a participação de diversos órgãos, que foram convidados para dar sua contribuição. Ficou definido, por sugestão das rádios da cidade, que as mesmas veiculariam 'jingles' da campanha na sua programação; os portais de notícias, além do compartilhamento das peças publicitárias em suas redes sociais, colocariam 'banners' em seus sites. As escolas ficaram responsáveis pela divulgação com os alunos e seus pais, e os líderes religiosos, em suas celebrações. As polícias farão a ação repressiva, posteriormente.
Para o magistrado, esse tipo de campanha é importante para aproximar, ainda mais, o Judiciário da sociedade. Evita, também, que novos crimes aconteçam, que crianças sejam vítimas ou fiquem desamparadas e, o mais importante, salva vidas.
No próximo mês, o esforço será intensificado, em homenagem ao Maio Amarelo, período em que se pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Por Tatiana de Morais
















