Conteúdo Principal
Publicado em: 19/04/2021 - 20h24 Tags: Reunião, Comissão de Gestão Projetos, Estratégica, Macrodesafios

Comissão de Gestão Estratégica apresenta projetos para os Macrodesafios dos próximos seis anos

O Tribunal de Justiça da Paraíba realizou nesta segunda-feira, 19, a primeira reunião de avaliação da estratégia para enfrentar os macrodesafios do sexênio 2021/2026. Sob o comando do Presidente do Tribunal, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, os juízes integrantes da Comissão de Gestão Estratégica apresentaram os projetos que coordenam explicando sua evolução e apontando as necessidades para alcançar os indicadores que fazem parte das metas do Conselho Nacional de Justiça. A Reunião teve a participação da vice-presidente do TJ, Desembargadora Maria das Graças Morais e dos juízes auxiliares Euler Jansen, Giovanni Porto e Rodrigo Marques. 

"É muito gratificante ver que o Poder Judiciário está se modernizando cada vez mais. Essa evolução começou com a informatização e se consolida a cada dia. Um exemplo disso é o momento que estamos vivendo, enfrentando essa pandemia, sem parar a prestação jurisdicional  e nem as ações internas. Todos os projetos apresentados pelos juízes coordenadores mostram que  o funcionamento do Tribunal permanece célere e eficaz em todos os setores", afirmou o Desembargador Saulo Benevides. 

Os macrodesafios têm três grandes eixos:  A Sociedade, os Processos Internos e o Aprendizado e Conhecimento. A gerente de Projetos, Ana Caroline Leal Vasconcelos afirmou que o primeiro indicador tem variáveis que apontam o acesso da população ao Judiciário, o segundo trata do fortalecimento da relação do Judiciário com a sociedade e o terceiro tem a ver com o índice de transparência do Poder Judiciário com a sociedade. "Esses indicadores vão refletir no selo de qualificação emitido pelo CNJ", declarou Ana Caroline.

O gerente de Controle Interno, Sidney Brito lembrou que a governança vem ganhando cada vez mais atenção na gestão pública. "É a governança que dar a direção, monitora e avalia a gestão", destacou Sdney Brito. 

Participaram também da reunião a Juíza  Aparecida Sarmento, representando o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Frederico Coutinho, bem como o diretor Especial Robson Cananea, o diretor de Pessoal Einstein Leite, o diretor de Tecnologia, Ney Robson Medeiros e o diretor Administrativo, Fábio Abrantes.

Macrodesafios 2021/2026

1. Agilidade na Prestação Jurisdicional 
2. Aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária 
3. Aperfeiçoamento da Gestão da Justiça Criminal 
4. Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas 
5. Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira 
6. Consolidação do Sistema de Precedentes Obrigatórios  
7. Promoção da Sustentabilidade 
8. Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade 
9. Prevenção de Litígios e Adoção de Soluções Consensuais para os Conflitos 
10. Garantia dos Direitos Fundamentais 
11. Enfrentamento à Corrupção, à Improbidade Administrativa e aos Ilícitos Eleitorais 
12. Fortalecimento da Estratégia Nacional de TIC e de Proteção de Dados 

Por Walquiria Maria-Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611