Comissão do TJPB debate fortalecimento da segurança nos fóruns do Estado
O incremento na segurança dos prédios do Poder Judiciário estadual foi aprovado pela Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba. Em reunião realizada na última sexta-feira (15), o colegiado deliberou de forma favorável à aquisição de equipamentos que vão reforçar a proteção aos fóruns do estado e às pessoas que por eles transitam.
A Comissão de Segurança do TJPB tem como presidente o desembargador Ricardo Vital de Almeida, que conduziu a reunião. Na ocasião, os membros presentes aprovaram a aquisição de portais fixos detectores de metais para os fóruns de todas as comarcas, além catracas e leitores faciais com os respectivos suportes.
As medidas de segurança integram o Projeto Acesso Seguro do TJPB, cujas inspeções técnicas também terão continuidade nas comarcas, em conformidade com decisão da Comissão. As próximas inspeções ocorrerão em São Bento, Catolé do Rocha, Santa Luzia e Pombal, com datas a serem definidas.
Nas inspeções do Acesso Seguro, são promovidos treinamentos sobre procedimentos de segurança e utilização do sistema de controle de acesso às dependências do Judiciário (‘Visit’), bem como orientações técnicas aos agentes que se encarregam dessa atividade em cada unidade.
“A atual Comissão de Segurança do TJPB vem buscando seguir a continuação do trabalho laborioso e construtor do desembargador Joás de Brito, implantando a consciência para uma cultura ampla de segurança à magistratura paraibana, sempre irmanada à Presidência de nosso Tribunal. A aquisição de equipamentos indistintamente a todas as comarcas do Estado, o treinamento e a atualização de técnicas comportamentais, a valorização crescente da atenção a servidoras/es e juízas/juízes, entre incontáveis outras realizações é o cotidiano de nosso labor”, asseverou o desembargador Ricardo Vital.
Além das matérias citadas, foram discutidos também outros temas atinentes à segurança das unidades judiciárias e dos magistrados/servidores.
Também participaram da reunião as juízas Ana Christina Soares Penazzi e Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz; os juízes Fabrício Meira Macedo e Rodrigo Augusto Gomes Vital da Costa; o gerente de Segurança Institucional do TJPB, coronel Gilberto Moura Santos; o tenente coronel Álvaro Cavalcante Filho, coordenador do Núcleo de Inteligência do TJPB e 1º tenente Petrônio de Amorim Pereira.
Por Gabriela Parente