Conteúdo Principal
Publicado em: 21/10/2024 - 11h43 Atualizado em: 22/10/2024 - 07h24 Tags: Residência Judiciária, Seleção, Gabarito

Comissão Especial divulga gabarito das provas do processo seletivo da Residência Judiciária do TJPB

Residencia_Judiciaria
As provas foram aplicadas em João Pessoa e Campina

A Comissão Especial de Processos Seletivos (Ceps) da Escola Superior da Magistratura (Esma) divulgou, nesta segunda-feira (21), o gabarito oficial das provas do processo seletivo da Residência Judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). As provas foram aplicadas no sábado, em João Pessoa e Campina Grande. Conforme dados da Comissão, 377 candidatos(as) compareceram. A lista de candidatos aprovados e classificados será publicada no site da instituição no dia 28 de outubro, e o resultado final, junto com a convocação, será divulgado em 11 de novembro.

Residencia_Judiciaria
Juíza Silmary Alves (c) preside a comissão

A juíza Silmary Alves de Queiroga Vita, presidente da Comissão, ressaltou que as provas transcorreram com normalidade e com baixa abstenção, o que demonstra o interesse dos(as) candidatos(as) na proposta inovadora que será implementada a partir desta primeira turma de Residentes Judiciais, a ser formada pelos critérios da Resolução Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 439/2022. “A equipe da Esma está de parabéns pela organização da logística, de forma eficiente, para organização de local adequado devido ao inesperado número de candidatos, distribuição das salas de aula e toda aplicação das provas”, disse a magistrada.

Neste mesmo sentido, o professor Flávio Romero Guimarães, gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, também fez uma avaliação positiva do processo seletivo. “O percentual de faltosos foi muito baixo e a organização dos setores de prova foi bastante positiva. O envolvimento da equipe da Esma e do Tribunal de Justiça, na coordenação, fiscalização e suporte logístico, garantiu a normalidade do processo”, destacou.

Para a diretora adjunta da Esma, juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, a Residência Judiciária constitui-se em importante via de capacitação de bacharéis e bacharelas do direito para o servir no Poder Judiciário. “O contato com a rotina forense oferece-lhes oportunidade ímpar e experiência importante para aqueles que pretendem seguir carreira jurídica. A Esma se alegra com o grande número de candidatos e com a tranquilidade com que transcorreu o certame”, afirmou.

As provas em João Pessoa ocorreram no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no bairro do Cristo Redentor, para candidatos que disputam vagas nas unidades judiciárias da Capital e Região Metropolitana. Já os inscritos para as vagas em Campina Grande realizaram as provas no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), do Campus I da UEPB.

Os candidatos aprovados e classificados deverão se apresentar nas unidades judiciárias entre os dias 18 e 22 de novembro, com o início das atividades da Residência Judiciária previsto para 2 de dezembro.

Esta iniciativa, parte da estratégia inovadora da Esma, visa desenvolver competências e habilidades tanto na prática quanto na vivência acadêmica, através da participação em cursos livres. A Residência Judiciária será implementada pelo Tribunal, com supervisão de magistrados e coordenação dos cursos livres pela Esma, além do acompanhamento das atividades da coordenação de Prática Jurisdicional Tutelada.

Gabarito oficial:

1 – D

2 – C

3 – B

4 – D

5 – E

6 – C

7 – B

8 – C

9 – Retificado para B

10 – C

11 – A

12 – E

13 – D

14 – B

15 – B

Por Marcus Vinícius

 

Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
Residencia_Judiciaria
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611