Comitê de equidade racial do TJPB traça novas estratégias de trabalho
O Comitê Permanente pela Promoção da Equidade Racial do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) se reuniu, nesta terça-feira (17), para traçar novas estratégias de trabalho. Sob a condução da Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, o grupo discutiu vários temas ligados à causa.
O juiz auxiliar da Vice-Presidência, Ely Jorge, esclareceu que o Comitê tem se reunido periodicamente para debater temas que tragam facilidade de comunicação entre a sociedade e o Judiciário paraibano. “Entre os assuntos discutidos estão as formas de melhor expressar o quantitativo de pessoas negras que trabalham no Poder Judiciário estadual”, informou.
Para isso, serão traçadas algumas estratégias, conforme explicou o magistrado. “Vamos desenvolver estratégias para, de forma mais ampla, construir uma identificação das pessoas negras que ocupam cargos de servidores e magistrados”, completou.
Participaram da reunião virtual, a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes (vice-Presidente do TJPB); os magistrados Ely Jorge Trindade (auxiliar da Vice-Presidência) e Manoel Abrantes (integrante da Turma Recursal da Capital), o diretor de Gestão de Pessoas, Einstein Leite e as servidoras, Roberta Carvalho, Viviane Rodrigues, Ana Carolina Fernandes e Pammela Silva.
Comitê de Equidade Racial - O Tribunal de Justiça da Paraíba instituiu, por meio da Resolução nº 36/2023, o Comitê Permanente de Promoção da Equidade Racial (CPPER) no âmbito do Poder Judiciário estadual. São objetivos do CPPER: implementar e monitorar ações afirmativas relativas à promoção de equidade racial no âmbito institucional do Tribunal de Justiça da Paraíba; implementar programas de ações afirmativas destinados ao enfrentamento das desigualdades étnico-raciais no tocante ao acesso à Justiça; e incentivar a produção e a veiculação de publicidade e de campanhas institucionais e judiciárias destinadas à divulgação da temática étnico-racial.
Por Nice Almeida