Comitê de Governança de TI discute priorização de demandas e descarte de lixo eletrônico
Membros do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba realizaram, nesta sexta-feira (25), uma reunião virtual para tratar sobre a aprovação e priorização de demandas que chegam à Diretoria de Tecnologia da Informação, como também, a confecção de um painel de BI (Business Intelligence) para utilização no Segundo Grau, atendendo solicitação do Conselho Nacional de Justiça. Além disso, discutiram sobre o descarte do lixo eletrônico (material inservível), tendo em vista a implantação do Parque Tecnológico do Tribunal, com a troca dos equipamentos obsoletos.
Conforme explicou o diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, Ney Robson, o Primeiro Grau já possui um painel de BI, o qual fornece diversas informações sobre as unidades judiciárias. Segundo explicitou, o objetivo é que ele forneça, também, um panorama geral da situação da produtividade dos gabinetes, com o fornecimento de relatórios estatísticos, de maneira a auxiliar Desembargadores e Desembargadoras na gestão das respectivas unidades.
“Quanto às demandas que aportam na Ditec, são encaminhas ao Comitê de TI, o qual avalia, a princípio o motivo da solicitação, se aprovada, segue para a fase da estimativa preliminar da demanda, considerando o custo e o tempo, para então seguir à priorização. Nós temos uma limitação de atendimento e vamos tocando os projetos de acordo com a nossa capacidade”, ressaltou Ney Robson.
Ney Robson comentou, ainda, a preocupação com o descarte dos equipamentos que foram substituídos e que são considerados inservíveis à administração: “Nós temos informações da Diretoria Administrativa, confirmada na reunião pelo seu diretor, que não há espaço físico para guardar esses equipamentos e temos que descartá-los, por não servirem mais ao Poder Judiciário. A questão foi levada ao Comitê, que viu a necessidade de uma parecer do setor jurídico, para verificar quais seriam as modalidades de descarte desses equipamentos de forma segura para o Tribunal”, disse.
O diretor da Ditec avaliou o encontro de trabalho como muito produtivo, uma vez que algumas priorizações foram definidas pelo Comitê, em relação aos projetos que chegaram à TI. Ele confirmou que todos estão mapeados e serão tocados pela Ditec nos próximos 90 dias, de acordo com o planejamento do setor. “Dentro de dois meses faremos uma nova reunião para avaliar o andamento desses projetos, e se for o caso, priorizar novas iniciativas, que passaram para a segunda fase da estimativa preliminar de demanda”, frisou Ney Robson.
Por Lila Santos