Comitê de Participação Feminina no TJPB avança nas ações para efetivação da equidade de gênero
O Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário estadual segue avançando nas ações para a efetivação da política de paridade no âmbito do Judiciário paraibano. Em mais uma reunião, na tarde desta terça-feira (17), as integrantes do Comitê definiram a realização de uma pesquisa virtual, com a finalidade de levantar diagnóstico que irá nortear a atuação para implementação da equidade de gênero.
Dentre os tópicos da pauta constou, também, a análise da regra de gênero para a promoção de juízes e juízas, bem como, a apresentação das novas integrantes, as magistradas Aylzia Fabiana Carrilho, Isa Mônia Vanessa e Audrey Kramy Araruna. Ainda, na ocasião, trataram sobre os casos de substituições das assessoras de gabinetes, quando do afastamento das mesmas em licença gestantes e a disponibilização de salas de apoio para mulheres em fase de amamentação (juízas, servidoras, advogadas, partes).
A juíza auxiliar da Presidência, Michelini Jatobá, que, representou a presidente do Comitê, desembargadora Maria das Graças de Morais Guedes, ressaltou os avanços que o TJPB vem alcançando na implementação da Política de igualdade entre homens e mulheres no judiciário, em ações efetivadas nas últimas gestões, enfatizando a ocupação de mulheres nos cargos da administração na Presidência do Tribunal e na Corregedoria.
A magistrada Audrey Kramy afirmou que a reunião do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário da Paraíba foi excelente, frisando ter sido marcada pela informalidade, engajamento e participação efetiva de todas as presentes.
“Foram tratados temas previamente colocados em pautas, sendo uma das ações deliberadas a coleta de dados entre servidoras e magistradas, a ser realizada em breve por meio de pesquisa online, visando a obtenção de dados concretos para planejamento das atividades. Será de fundamental importância a participação de todas em parceria com o Comitê”, enfatizou.
Por sua vez, a juíza Aylzia Fabiana comentou que as novas integrantes do Comitê vieram para fomentar a questão do acesso e da participação da mulher no Poder Judiciário paraibano. “Nossa primeira intenção é fazer um melhor diagnóstico da situação, conhecer o judiciário como um todo, as magistradas e as servidoras, para que possamos deliberar medidas que venham a fomentar essa maior participação feminina no nosso Tribunal”, frisou.
A juíza Isa Mônia Vanessa disse ser uma honra fazer parte do Comitê e conhecer as demais integrantes, destacando como relevante a oportunidade de debater assuntos de grande interesse das magistradas e servidoras, visando implementar a equidade de gênero, através de políticas que possam auxiliar a mulher no desempenho das suas funções laborais.
“Tivemos a oportunidade de debater a igualdade de gênero através do exercício de funções de confiança e direção de formas similares entre homens e mulheres na atual gestão. Deliberamos, ainda, sobre uma pesquisa para que possamos ter dados mais robustos, no sentido de verificar quais as dificuldades enfrentadas pelas servidoras e as juízas, de modo que, traçando este perfil possamos propor novas idéias e projetos para facilitar o exercício da profissão”, ressaltou.
A reunião foi acompanhada pelas servidoras, Sara Guerra, Camila Carvalho e Aurea Amélia.
Por Lila Santos