Comitê finaliza análise de questionário que norteará equidade de gênero no Judiciário paraibano
A finalização da análise do questionário que será aplicado às servidoras e magistradas, com o objetivo de levantar diagnóstico que norteará a atuação para implementação da equidade de gênero, foi um dos temas tratados dentre as ações do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário do Estado da Paraíba, que se reuniu nesta quarta-feira (22).
As participantes, magistradas Isa Mônia Vanessa e Audrey Kramy Araruna, e as assessoras, Sara Guerra e Camila Carvalho analisaram, também, os dados, solicitados pelo Comitê junto à Diretoria de Gestão de Pessoas, referentes ao total de servidores integrantes do Tribunal de Justiça e o percentual de servidoras, bem como, o quantitativo de servidores que ocupam cargos de chefia, assessoramento, gerências e diretorias, dentre o total, qual o percentual ocupado por servidoras.
Durante o encontro de trabalho foram discutidas ações para o incentivo às Comarcas a disponibilizarem salas de apoio para mulheres em fase de amamentação (juízas, servidoras, advogadas, partes).
O Comitê, que é presidido pela desembargadora e Vice-presidente do Tribunal de Justiça, Maria das Graças Morais Guedes, busca por maior participação da mulher no cenário jurídico nacional, tendo em vista a discrepância na ocupação de cargos do Poder Judiciário entre homens e mulheres, segundo dados fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Além de estar em harmonia com o que determina a Resolução do CNJ nº 255/2018, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.
Por Lila Santos