Comitês somam esforços e vão realizar evento voltado às mulheres do Judiciário estadual
O Comitê Institucional de Incentivo à Participação Feminina no Judiciário e a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (Compead), ambas do TJPB, vão unir força para promover um evento voltado às mulheres que integram a Justiça estadual paraibana. A parceria foi discutida nesta segunda-feira (26).
A proposta foi feita pela presidente do Comitê, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão. “Queremos uma ação focada na valorização e no cuidado com as mulheres. Queremos que magistradas e servidoras exerçam seus trabalhos com respeito e segurança”, destacou. A desembargadora lembrou ainda que as mulheres são mais suscetíveis a sofrerem assédio no ambiente de trabalho.
A presidente da Compead, desembargadora Túlia Gomes de Sousa Neves, de imediato aceitou: “Quando comitês como esses caminham juntos, as políticas se fortalecem em favor de uma justiça mais inclusiva, consciente e comprometida com a dignidade”, disse.
A programação do evento será definida e divulgada em breve. O objetivo é estender a parceria para a elaboração conjunta de políticas neste sentido.
Reunião do Comitê - Durante a reunião, foram dadas as boas-vindas às juízas Candice Queiroga e Ana Amélia Alecrim Câmara, novas integrantes do Comitê de Participação Feminina.
O grupo debateu, ainda, outras pautas relacionadas a políticas para mulheres, como: instituição do protocolo de julgamentos com perspectiva de gênero no âmbito do Judiciário estadual; Regimento Interno do Comitê; parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma) para fomentar publicações de mulheres; projetos em prol da dignidade menstrual e campanha relacionada ao Dia Mundial da Amamentação (1º de agosto) com o objetivo de garantir às mães que amamentam espaços reservados nos fóruns para o aleitamento. A ação será desenvolvida junto à Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPB e de forma interiorizada.
Estiveram presentes, também, as juízas Isabella Joseanne Assunção, Isa Mônia Vanessa de Freitas, Audrey Kramy Araruna Gonçalves, Carmen Helen Agra de Brito, Aylzia Fabiana Borges Carrilho, além das servidoras Virgínia Carla Queiroga Urtiga Pereira, Sara Neves Guerra Andriola, Ana Carolina Aires, Ana Cristina e Carmen Costa Ferreira Neri.
Por Gabriela Parente