‘Conhecendo o Judiciário’: 41 alunos da UFCG de Sousa marcam o retorno do Projeto neste semestre
Com a retomada do Projeto ‘Conhecendo o Judiciário’, uma turma formada por 41 estudantes do 5º período da Disciplina de Processo Civil, do Curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sousa, teve a oportunidade de visitar as dependências do Palácio da Justiça estadual, localizado no Centro de João Pessoa. Os alunos e alunas, que estavam acompanhados pelo professor de Direito Civil João de Deus Quirino Filho, também tiraram dúvidas sobre o funcionamento do Tribunal de Justiça da Paraíba e conversaram com o desembargador Leandro dos Santos, coordenador do Projeto.
A visita aconteceu na tarde da segunda-feira (9), com início pela Sala de Sessões do Tribunal Pleno, onde houve uma apresentação sobre o Projeto. Em seguida, a turma conheceu a Galeria dos Ex-presidentes do Poder Judiciário estadual e, por fim, o Salão Nobre e o Museu do TJPB. “Na verdade, esse projeto é uma interlocução entre o Poder Judiciário da Paraíba com as instituições de ensino de modo geral. É importante que haja essa oportunidade das pessoas chegarem aqui, conhecer a nossa história e saber o que é um Tribunal, quem somos nós. Enfim, ter uma informação correta sobre o real papel do Judiciário na sociedade”, comentou Leandro dos Santos. Ao lembrar que o ‘Conhecendo o Judiciário’ completou 11 anos, o desembargador disse: “Nossa empolgação é a mesma”.
O projeto faz parte do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário estadual e seu objetivo é aproximar o cidadão do Judiciário paraibano. Desde que foi iniciado, em 2013, o ‘Conhecendo o Judiciário’ já teve a participação de quase cinco mil alunos universitários dos cursos de Direito, Contabilidade e Administração.
Segundo o professor João de Deus Quirino Filho, a visita é importante porque os alunos, além do estudo teórico, também passam a conhecer, na prática, como funciona a principal Casa da Justiça da Paraíba. “A iniciativa é de grande importância, uma vez que abre as portas para receber os alunos e que eles possam ter uma ideia prática, real, efetiva de como está a estrutura e como as coisas funcionam aqui. Estamos tratando de uma Universidade Federal que está no interior da Paraíba, no Alto Sertão e que não tem tanta facilidade de estar na Capital, constantemente”, ressaltou. Sousa fica a 429 km de João Pessoa.
Para a estudante Lívia Raquel, essa oportunidade é importante para qualquer um que esteja cursando Direito. “Estar aqui e ver de perto a maior instância do Estado. É algo que não está próximo da nossa realidade, principalmente, por ser de um Campus de uma cidade que não é tão grande. E é muito gratificante estar aqui hoje. Quero agradecer ao professor por nos trazer e nos acompanhar nesta visita. Agradecer, também, ao desembargador Leandro dos Santos”, comentou.
O aluno Artur de Melo Pereira, também, agradeceu a oportunidade e disse: “É um lugar no qual, futuramente, quero atuar como advogado. Isso aqui é uma experiência inenarrável pra mim. E estar com meus colegas também é de suma importância”, frisou.
Por Fernando Patriota