Conteúdo Principal
Publicado em: 02/10/2014 - 18h59 Atualizado em: 03/10/2014 - 10h48 Tags: Conhecendo o Judiciário

“Conhecendo o Judiciário” chega a 12ª edição com visita de alunos das Faculdades Asper e Unipê

O projeto já recebeu mais de 500 alunos em mais de um ano de atuação

Alunos de Direito visitam o Tribunal de Justiça

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba foi composto, na tarde desta quinta-feira (02), por alunos do curso de Direito das Faculdades Unipê e Asper. Cerca de 90 estudantes participaram da 12ª edição do projeto “Conhecendo o Judiciário”. A iniciativa é coordenada pelo desembargador Leandro dos Santos, conhecido pelos alunos da Unipê, como “professor Leandro”.

O coordenador de Práticas Jurídicas e professor da disciplina de Processo Cível da Faculdade Asper, Newton Marcelo de Lima, afirmou que para os alunos é uma grande oportunidade, pois recebem, através do Conhecendo o Judiciário, uma aula prática, no local aonde os atos processuais são praticados. Na ocasião os alunos estavam na Sala de Sessões do Pleno, primeiro local apresentado aos visitantes pelo desembargador Leandro dos Santos.

“Sem dúvidas nenhuma é de grande valia. A Faculdade agradece a oportunidade que o Tribunal de Justiça está nos dando com essa inciativa”, externou o professor da Asper.

A Faculdade Asper participou do Conhecendo o Judiciário por três vezes, nas visitas separadas por períodos de curso. Alunos do 6º, 8º, 9º e 10º períodos do curso de Direito tiveram a oportunidade de Conhecer o Tribunal de Justiça da Paraíba, através do projeto. “Os alunos sempre estão interessados em participar deste projeto, em virtude até da própria divulgação dos alunos que já vieram e também por considerarem um momento de aprendizado”, concluiu o professor Newton Marcelo.

Para o professor de História do Direito e Direito Eleitoral da Faculdade Unipê, Ulisses Crispim, a aproximação do aluno com o Tribunal de Justiça é muito importante, sobretudo, para que possa ser agregado o conhecimento teórico ao conhecimento prático do dia a dia.

“O aluno precisa conhecer, não basta você dizer em sala de aula o funcionamento do Tribunal de Justiça, da Justiça de uma forma geral, mas, ele precisa ver realmente aonde está, aonde funciona, participando da vivência do Tribunal”, expôs.

Para a aluna do 2º período do  curso de Direito da Unipê, Larissa Ribeiro, a visita foi de muito aprendizado, além da oportunidade de conhecer o Tribunal. “Eu só ouvia falar do Tribunal de Justiça, com essa iniciativa eu tive a oportunidade de conhecer. Eu achei muito produtivo e aprendi muita coisa, que talvez eu demoraria muito mais tempo para aprender na universidade, ou talvez só visse quando já fosse formada”, revelou a universitária.

A Unipê teve a oportunidade de trazer os alunos de Direito por três vezes ao Tribunal de Justiça, na ocasião o professor Ulisses externou o interesse de proporcionar essa aula prática, através do projeto, a mais alunos. “Essa iniciativa eu vejo com muita satisfação, pois é oferecido aos alunos uma certa vivência da prática. Partindo dessa visita, eles têm uma ideia de onde vão trabalhar, não necessariamente no Tribunal, mas com a Instituição.” disse.

“Quero externar, também, que a Unipê tem dois motivos de orgulho; primeiro por ter o desembargador Leandro dos Santos como nosso professor, segundo por ter esse interesse do desembargador em trazer a turma da Instituição em que leciona para conhecer o Tribunal, para fazer parte deste projeto”, concluiu o professor Ulisses Crispim.

Para o desembargador Leandro dos Santos, a cada novo encontro do Conhecendo o Judiciário é motivo de renovação, pois, segundo ele, se recebe pessoas diferentes, com dúvidas e perguntas variadas. “A cada nova visita algo novo é debatido e esclarecido sobre a ideia do projeto, que é fomentar o conhecimento das pessoas, quanto ao funcionamento do Tribunal”.

“Independente de ser a 12ª edição deste projeto, é como se eu estivesse apresentando esta iniciativa pela primeira vez, sempre com alegria, com muita vontade de cumprir este papel, que eu acho muito importante, neste desejo de integrar o povo ao Judiciário”, externou o desembargador.

O Projeto Conhecendo o Judiciário foi iniciado na gestão da atual presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, e já recebeu o total de 514 alunos de várias instituições de ensino superior e médio da Paraíba.
Por Gecom-TJPB – com Angelina Mendonça (Estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711