Conteúdo Principal
Publicado em: 03/12/2018 - 17h40 Atualizado em: 04/12/2018 - 12h20 Comarca: João Pessoa

Continuam abertas as inscrições para o Encontro Nacional dos Juízes de Família

Evento reunirá magistrados de todo o país na Escola Superior da Magistratura, em João Pessoa

Continuam abertas as inscrições para o Encontro Nacional dos Juízes de Família, que tem como tema: ‘O Magistrado na Construção da Paz nos Conflitos Familiares: Perspectiva e Realidade’. O juiz deve realizar a sua inscrição pelo e-mail fonajuf@gmail.com. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa.

Podem participar, também, promotores de Justiça, advogados e estudantes. As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, mediante preenchimento de formulário eletrônico. O objetivo do congresso é aperfeiçoar os conhecimentos dos juízes atuantes nas Varas Especializadas de Família, visando o alcance da melhor solução no enfrentamento dos conflitos familiares, além de uma prestação jurisdicional eficiente, célere, multidisciplinar e interligada com as peculiaridades da temática. 

O encontro contará com a participação da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Daldice Santana, que apresentará o Painel ‘O Conselho Nacional de Justiça e a política de pacificação de conflitos – Resolução nº 125. de 29 de novembro de 2010. Em seguida, será aberto debate sobre o tema, sob a coordenação do desembargador paraibano Leandro dos Santos, tendo como participantes o promotor de Justiça do Rio Grande do Norte, José Augusto Peres Filho, a professora da Universidade Federal da Paraíba e doutora em Direito Civil, Maria Cristina Santiago, e o advogado e procurador da Suprema Corte de Justiça da Argentina, Ricardo Domingo Bepmale.

Outra presença de destaque será do desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner Júnior, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Pós-doutorando da Faculdade de Salamanca (Espanha) e professor de Direito Civil da Pontifícia Faculdade Católica de São Paulo (PUC-SP), o magistrado proferirá palestra sobre ‘O papel do magistrado de família no século XXI, sob o enfoque administrativo e jurisdicional’. 

Quem está à frente do evento é a magistrada Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, titular da 5ª Vara de Família da Comarca da Capital, e membro da Comissão Provisória do Fórum Nacional dos Juízes e Juízas de Família (FONAJUF).

“Será uma grande oportunidade para se discutir temas relevantes das atividades judicantes dos magistrados brasileiros, que atuam nas varas de família. O encontro tem dimensão nacional e, por isso, será, também, o momento ideal para planejar ações na construção de caminhos de uma prestação jurisdicional que atenda, efetivamente, ao novo modelo contemporâneo de Justiça”, declarou.

Consta na programação, palestras, painéis, oficinas e debates. “Vamos discutir o que vivemos enquanto magistrados atuantes nas varas de família, e o que necessitaremos para efetivação de um trabalho a contento, que contemple, verdadeiramente, a satisfação daqueles que acionam o Poder Judiciário nesse ramo especializado da Justiça”, adiantou  Agamenilde Arruda.

Palestras - Serão palestrantes, também, Rafael Calmon, juiz do Tribunal de Justiça do Espírito Santo; Juliana Batistela Guimarães de Alencar, juíza do Tribunal de Justiça de Alagoas; Regina Beatriz Tavares da Silva, presidente da Associação Nacional de Direito de Família e Sucessões (ADFAS); e Mariana Chaves, doutora em Direito Civil pela Universidade de Coimbra.

Presença – Participam, ainda, os juízes paraibano Carlos Gustavo Barreto, Hugo Gomes Zaher, João Machado de Souza Júnior e Renan do Valle Melo Marques.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611