Conteúdo Principal
Publicado em: 08/01/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Coordenadoria de Desenvolvimento do TJPB planeja cursos para servidores em 2010

A Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes) do Tribunal de Justiça da Paraíba estará realizando, durante o mês de Janeiro, um levantamento das necessidades de cursos para o ano de 2010, por meio de um questionário de necessidades que foi encaminhado às serventias do Tribunal em dezembro de 2009.

De acordo com a coordenadora da Codes, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, este levantamento é importante para que os cursos oferecidos estejam de acordo com as necessidades dos servidores e relacionados a suas atividades. “Nós fizemos este levantamento no início de 2009, a fim de atender às necessidades de capacitação de cada setor. Este ano, faremos o mesmo procedimento para considerarmos as prioridades apontadas pelos próprios”, falou.

A coordenadora disse que o curso de Atualização em Língua Portuguesa e Redação Oficial foi o mais solicitado, seguido do de Práticas Cartorárias Cíveis e Criminais. Ela acrescentou que, para a oferta do curso de Português, foram criados dez polos, onde cada um englobou comarcas próximas, dentre eles, João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Esperança, Itaporanga, Monteiro e Solânea.

Ainda de acordo com Maria dos Remédios, todos os polos já concluíram o curso de Português, com exceção o de João Pessoa que engloba, também, as comarcas de Santa Rita, Cabedelo, Mamanguape, Itabaiana e Caaporã. “Apenas o polo da Capital não finalizou, devido aos prazos estabelecidos para o cumprimento da Meta 2, mas iremos concluir este ano. De todo modo, já tivemos 1.004 servidores atendidos pelo curso”, explicou.

Quanto ao curso de Práticas Cartorárias, a coordenadora julgou relevante. “Todo servidor empossado e lotado em cartório, passa três dias de treinamento, aprendendo sobre práticas cartorárias cíveis e criminais, bem como sobre o funcionamento do sistema, para chegar ao setor capacitado”, ressaltou. Disse, também, que com a confecção das cartilhas sobre práticas cartorárias, todos os servidores dos cartórios passarão por este curso.

Segundo o relatório da Codes, em 2009, 1.873 servidores do Judiciário paraibano passaram por treinamentos, seminários, palestras e cursos em geral. Além do curso de Português e de Práticas Cartorárias, foram oferecidos cursos sobre: Planejamento das Licitações; Direito Financeiro para Gestão Pública; Atualização sobre o novo Mandado de Segurança; Gerenciamento e Fiscalização de Contratos Administrativos; Capacitação de Recursos Humanos na Administração Pública; Elaboração de Termos de Referência e Projeto Básico; Processo Administrativo Disciplinar e Improbidade Administrativa.

Quanto aos treinamentos, o relatório aponta os seguintes: Implantação do Processo Vep Eletrônico; Atendimento ao Público; Atualização em Processo Civil, Criminal e Atos de Ofício; Treinamentos Introdutórios e Ambientações e Aplicativos do Broffice.

Além destes, foram encaminhados servidores para participarem de diversos cursos oferecidos por outras instituições.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711