Criação do Fórum Permanente de Diálogo Interinstitucional é uma das metas do Comitê de Priorização do 1º Grau do TJPB
Na tarde da última quinta-feira (30), o Comitê de Priorização do 1º Grau realizou a segunda reunião ordinária. Durante o encontro, foram discutidos a criação de um Fórum Permanente de Diálogo Interinstitucional, a governança colaborativa e o acompanhamento dos projetos estratégicos nas RAE's (Reuniões de Análise da Estratégia). A priorização do 1º Grau, gerida, no âmbito do Judiciário estadual, pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, visa designar recursos e investir em melhorias na 1º instância do Poder Judiciário.
Estudadas no primeiro encontro, ocorrido no dia 30 de março, as duas linhas de atuação, governança colaborativa e diálogo social, foram resgatadas e discutidas mais detalhadamente. “As duas linhas estão diretamente ligadas com o profissional, que faz o Judiciário, e com a pessoa que utiliza os serviços, o jurisdicionado. Então, precisamos identificar e traçar um bom projeto, para, da maneira mais acessível, auxiliar a todos”, destacou o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
Através da governança colaborativa, o Comitê vai propor a criação de um Comitê Gestor nas unidades judiciais com representatividade de todos os segmentos, sejam servidores ou magistrados. A proposta é dialogar com a diretoria de cada unidade judiciária sobre propostas de soluções dos problemas vivenciados. Inicialmente, o projeto será implantado em duas comarcas do Estado como piloto.
De acordo com Bruno Oliveira, que responde pela Diretoria de Planejamento Estratégico do TJPB, é também por meio da governança colaborativa que a Política de Priorização constituirá o Fórum Permanente de Diálogo Institucional para que se possa captar as demandas de todos os entes da sociedade. A proposta é, sob a presidência do Tribunal de Justiça, firmar parcerias com o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público, a OAB, instituições públicas de ensino técnico e superior, empresas privadas, além de outros órgãos paraibanos.
Planejamento Estratégico – Uma das preocupações da Gestão Estratégica, para o período 2015/2020, foi adaptar as orientações da Priorização do 1º Grau, durante a elaboração dos 21 projetos, já aprovados pelo Pleno do TJPB.
Ao final da reunião, ficou decidido que todos os membros do Comitê deverão acompanhar as Reuniões de Acompanhamento da Estratégia (RAE's). O objetivo é fazer com que os membros acompanhem os projetos de perto, já que eles têm ligação direta com a Política de Priorização.
A primeira RAE acontece no próximo dia 14 de maio, quando a Diretoria de Gestão Estratégica, apresentará à presidência do Tribunal de Justiça o andamento e os resultados dos projetos.
Encontro Nacional – De 5 a 7 de maio, acontece, na cidade de Brasília, o primeiro Encontro Nacional da Rede de Priorização do 1º Grau, onde o Tribunal de Justiça será representado pelo coordenador, no âmbito do Judiciário estadual, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o diretor de Gestão Estratégica, Bruno Oliveira e o técnico Tony Márcio.
Por Marayane Ribeiro (estagiária)



