Conteúdo Principal
Publicado em: 21/07/2023 - 13h22 Atualizado em: 21/07/2023 - 13h23 Tags: DITEC, i-Nova Justiça, ciclo de formação

Criatividade: Ciclo de Formação de Laboratoristas termina com construção de protótipos de soluções inovadoras

i-Nova Justiça
Magistrados e servidores participaram de ciclo de inovações

O último dia do Ciclo de Formação de Laboratoristas aconteceu nesta sexta-feira (21), com a realização de atividades práticas, nas quais servidores e magistrados construíram, de forma coletiva, protótipos com o intuito de encontrar soluções inovadoras para problemas do Poder Judiciário estadual. O evento integra o Programa i-Nova Justiça, fruto de parceria do Tribunal de Justiça da Paraíba com a Fundação Parque Tecnológico (PaqTcPB).

A capacitação ocorreu durante três dias (19, 20 e 21/07), na sede da Escola Superior da Magistratura (Esma). Os trabalhos, conduzidos por especialistas do Tribunal de Justiça de Pernambuco, fazem parte do curso ‘Encantar’, que teve a finalidade de engajar os participantes na discussão sobre inovação, criatividade e empreendedorismo público no Poder Judiciário.

Dentre os temas abordados no Ciclo de Formação de Laboratoristas estão: a integração com a Política da Gestão de Inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Judiciário brasileiro; design instrucional que atenda ao desenvolvimento de hard e soft skilis (gestão de recursos humanos), voltados aos desafios do Poder Judiciário; e a construção de soluções inovadoras a partir da prototipação e da gestão ágil, foco da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

i-Nova Justiça
O desembargador Fred (e) elogiou a dinâmica do Ciclo de Formação

Na função de participante, o desembargador Fred Coutinho, que integra a Câmara Criminal do TJPB, elogiou o evento e disse que representa um modelo de inovações práticas e teóricas visando aperfeiçoar o Judiciário paraibano. “Foram abordagens com muito dinamismo e envolvimento, nos brindando com práticas pela eficiência do serviço. Parabenizo o juiz João Faustino e o servidor João Guilherme, ambos do TJPE, instrutores que encantaram a todos”, destacou o desembargador.

O coordenador do Comitê Executivo de Proteção de Dados do TJPB e subcoordenador do Centro de Inovação, juiz Jeremias Melo, que organizou o evento, ressaltou que foram três dias de oficinas com muito aprendizado, uma trilha de inovação. O magistrado realçou que a oficina foi finalizada com a entrega de resultados concretos, ainda em protótipos, para serem desenvolvidos no futuro pelo próprio Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Segundo pontuou, as próximas fases do Programa i-Nova Justiça se relacionam à estruturação do pessoal do Laboratório de Inovação do TJPB com os participantes do Ciclo de Formação, servidores e magistrados. O Programa também avançará em outras searas com conexões e conversas com universidades para a aproximação e entrega de projetos de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia.

i-Nova Justiça
O juiz Jeremias Melo coordenou a Formação de Laboratoristas

“Temos agora um time formado de laboratoristas, com metodologias ágeis de inovação no serviço público. Por outro lado, daremos continuidade ao projeto do Programa i-Nova Justiça, em parceria com as universidades e para execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento de inovação na esfera do setor público, especialmente, o Poder Judiciário”, enfatizou o magistrado Jeremias Melo.

A aliança estratégica, que originou o Programa i-Nova Justiça, consiste em quatro eixos de atuação, quais sejam: a capacitação em inovação, a estruturação do Centro de Inteligência e inovação, a elaboração da política de inovação do Tribunal de Justiça da Paraíba e a entrega de demandas tecnológicas.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711