Curso de Primeiros Socorros prepara magistrados e servidores para agir em emergências
Com o objetivo de fortalecer a cultura institucional de cuidado, segurança e preparação para emergências, magistrados e servidores(as) do Poder Judiciário estadual participam do curso ‘Primeiros Socorros’. A capacitação, ministrada pela capitã do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), Aline Sousa de Carvalho Costa, e pelo cabo Jonathan de Jesus, combinou aulas teóricas e práticas para orientar sobre atendimento imediato a vítimas em casos de mal súbito, quedas, acidentes ou outros eventos traumáticos.
O curso ocorre até as 18h desta sexta-feira (5), no Espaço Sertão, da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), em João Pessoa. A formação reforça o compromisso da Esma-PB e do Tribunal de Justiça da Paraíba com a segurança e a integridade física de magistrados(as), servidores(as) e usuários dos serviços da Justiça.
A diretora adjunta, juíza Antonieta Maroja Nóbrega, destacou a importância da iniciativa. “A Escola recebe com alegria os servidores e magistrados para esta capacitação, fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça, por meio da Comissão de Segurança e da Assessoria Militar. O curso de Primeiros Socorros é uma das formas mais eficazes de cuidarmos uns dos outros e, sobretudo, de prestarmos um atendimento mais humano à população. É a verdadeira humanização do Poder Judiciário”, afirmou.
De acordo com a instrutora, a formação busca preparar os(as) participantes para agir de forma rápida e correta até a chegada do socorro especializado, preservando vidas e evitando agravamento de lesões. “Os Primeiros Socorros são fundamentais. São procedimentos e ações que podem salvar vidas. Em um curso como este, conseguimos demonstrar e praticar essas técnicas com os alunos, preparando-os para agir em situações de emergência, que esperamos nunca enfrentar, mas, se acontecer, estarão prontos para atuar com segurança e eficiência", ressaltou.
O servidor Sílvio Arcoverde, da 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa, elogiou a iniciativa e destacou a importância da preparação para situações inesperadas. “São imprevistos que acontecem na saúde, que esses imprevistos acontecem com alguma frequência, e é importante que os servidores estejam prontos para reagir a essas situações e garantir o bem-estar de toda a população”, disse.
Por Marcus Vinícius