Conteúdo Principal
Publicado em: 04/07/2019 - 18h41 Atualizado em: 04/07/2019 - 18h45 Tags: Infância e Juventude, Curso para pretendentes à Adoção

Curso para pretendentes à Adoção será realizado nos dias 9 e 10 de julho em JP

A 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa vai realizar, nos próximos dias 9 e 10 de julho, um curso preparatório para 64 pessoas que desejam adotar uma criança. A formação ocorrerá em sala da Faculdade Maurício de Nassau, na Capital, das 8h15 às 12h e das 13h às 18h, nos dois dias. No evento, os pretendentes terão a oportunidade de conhecer os aspectos jurídicos, pedagógicos, sociais e psicológicos da prática, bem como tirar dúvidas sobre o assunto.

Conforme a programação do curso, no primeiro dia, o juiz titular da unidade e coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, Adhailton Lacet, participará da primeira palestra, ao lado de membros da Defensoria Pública e do Ministério Público. Eles abordarão os ‘Aspectos jurídicos’. Em seguida, a pedagoga com atuação no Setor de Acolhimento da Vara, Letícia Carla dos Santos, vai explanar sobre o ‘Projeto Acolher’, responsável por atender e acompanhar gestantes que desejam doar o filho para a adoção.

No período da tarde, será apresentado o tutorial sobre a prática, bem como ocorrerão  palestras sobre o “Grupo Adoptare’, proferida pela psicóloga Ilma Araújo Montenegro, psicanalista e coordenadora do grupo; e sobre ‘Acolhimento institucional’, por Daiane Lins da Silva, também pedagoga da 1ª Vara.

Já os ‘Aspectos jurídicos e sociais da adoção’ serão apresentados pela assistente social da unidade Nataly de Sousa Pinheiro, que é doutoranda em Ciências Jurídicas, mestre em Serviço Social e bacharel em Direito. O tema ‘Setor de Guarda e destituição do poder familiar’ vai ser exposto por Maria Mayara de Lima Raulim Ramos, que também é assistente social da unidade.

O 2º dia terá início com um filme sobre adoção, seguido de duas palestras: a primeira,  promovida pela coordenadora do Núcleo de Apadrinhamento (Napsi) da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, psicóloga Fernanda Sattva, que falará sobre as formas de apadrinhamento; a segunda, sobre os ‘Aspectos psicológicos’, será discutida pela psicóloga Ana Lúcia, secretária da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) da Corregedoria-Geral de Justiça.

No período da tarde, mais duas conferências serão realizadas. Luciana Marcelino Paiva vai expor sobre ‘Adoções Necessárias’, que envolvem crianças com mais idade e adolescentes. A pedagoga da unidade Ana Paula Melo vai debater os ‘Aspectos pedagógicos da adoção’.

A programação conta, também, com relatos das experiências de pessoas que adotaram, rodadas de perguntas e oficinas.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611