Conteúdo Principal
Publicado em: 24/07/2014 - 10h10 Atualizado em: 12/08/2014 - 08h59

Debates marcam a I Jornada de Priorização do 1º Grau no nos trabalhos iniciados na manhã desta quinta-feira

A última etapa da I Jornada de Priorização do 1º grau foi iniciada na manhã desta quinta-feira (24), seguindo a metodologia das edições anteriores, dessa vez com os magistrados e servidores de João Pessoa e região metropolitana. O encontro está ocorrendo no auditório do Fórum Cível da Capital. A abertura foi feita pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira.

“Nós temos que olhar para nós mesmos, identificar os nossos erros e vícios para poder eliminá-los. E um desses vícios é essa distância entre o 2º e o 1º grau, no que ser refere a investimentos, a força de trabalho e até mesmo a atenção e respeito que se dá”, reforçou o presidente, que participou de todas as etapas.

No painel “Por que priorizar”, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho discutiu a Resolução 194 do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a política nacional de priorização. Também coordenador da jornada, o desembargador ressaltou a necessidade do debate transparente, como o dessa jornada, com uma estrutura de discussão democrática, de governança descentralizada e que vai colher dados e informações que serão inseridos em projeto próprio.

“Vamos utilizar alguns critérios do CNJ, mas acima de tudo vamos criar o nosso modelo com todas as perspectivas colocadas aqui de forma aberta”, explanou Oswaldo.

No final da manhã, houve a explanação do painel sobre “Trabalho voluntário e prática acadêmica”, apresentado pelo servidor do TJ de Pernambuco, Wagner Barbosa de Lucena. Ele apresentou o caso do TJPE, as resoluções que regulamentam a atividade e o engajamento da sociedade pernambucana com o Judiciário, visualizado na grande procura. Participam estudantes, profissionais em busca de melhoria nos currículos, os próprios servidores, ativos ou aposentados, e remanescentes do sistema carcerário.

O evento continua no turno da tarde, com debates sobre os temas “Orçamento participativo como ferramenta de priorização do 1º grau”, exposição do juiz Ramonilson Alves Gomes; e “Distribuição da força de trabalho”, com a servidora Ana Caroline Leal Vasconcelos, da Gerência de Pesquisas e Estatísticas do TJPB.

Também vai ocorrer a eleição dos representantes da região, um juiz e um servidor, que vai completar o Comitê de Orçamento para o 1º grau.

Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711