Desembargador aposentado lança livro sobre a “Coluna Prestes” em evento promovido pela Esma
“Eu sempre fui apaixonado pela história.” Foi com esta frase que o escritor e desembargador aposentado do Tribunal de Justiça da Paraíba, Coriolano Dias de Sá, materializou sua ligação com a literatura, ao lançar seu quarto livro, 'Roteiro da Coluna Prestes.' O evento promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esma) aconteceu na noite dessa quinta-feira (25), no Auditório do Complexo Judiciário do TJPB, no Bairro do Altiplano, em João Pessoa.
Prestigiaram o lançamento o presidente do Tribunal em exercício, desembargador Leôncio Teixeira Câmara; o corregedor geral de Justiça, desembargador Nilo Luiz Ramalho Vieira; o diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides; e o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Genésio Gomes Pereira Filho. Também estiveram presentes familiares do escritor, além de advogados, juízes, jornalistas e estudantes de Direito.
O diretor da Esma, ao apresentar o autor, disse que “Coriolano Dias de Sá de destacou em todas as áreas por que passou, seja na magistratura, no Ministério Público ou na esfera administrativa governamental. Assim, não seria diferente na literatura, que ao publicar Roteiro da Coluna Prestes, brinda a toda sociedade com uma obra magistral.” Saulo Benevides adiantou que a Escola vai apoiar vários projetos culturais, como a valorização dos dons artísticos dos juízes e servidores do TJPB.
Segundo o desembargador Coriolano, foram precisos quatro anos de pesquisa para a produção do livro que contra a trajetória da Coluna Prestes por vários estados do Nordeste, sobretudo sua passagem pela Paraíba. “O movimento percorreu 25 mil quilômetros, do Rio Grande do Sul a Paraíba. Um dos pontos fortes do meu livro é a isenção. Procurei narrar os fatos como eles aconteceram”, comentou. Entre os livros publicados pelo magistrado estão “Antes que seja tarde” e “Enquanto há tempo”. Quem adquirir o livro, publicado pela Editora Ideia, vai perceber que a linguagem utilizada é clara e, muitas vezes, didática, tornando a leitura agradável e de fácil compreensão
O movimento - A Coluna Prestes foi um movimento político-militar brasileiro ocorrido entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo. Insatisfeita com a República Velha, o grupo exigia, entre outras iniciativas, o voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda população. Durante a sua existência, a Coluna percorreu 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil.
Fernando Patriota