Conteúdo Principal
Publicado em: 29/05/2025 - 16h15 Atualizado em: 29/05/2025 - 17h50 Tags: Homenagem, Fred Coutinho, cidania, Comenda

Desembargador Fred Coutinho recebe honrarias do município de Princesa Isabel

A cerimônia solene foi realizada na Câmara Municipal de Princesa - ‘Casa Adriano Feitosa Cavalcante’.
-
Presidente Fred recebendo a honraria referente à cidadania

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho, foi homenageado com as duas mais altas distinções concedidas pelo município de Princesa Isabel, no sertão do Estado: o título de cidadão princesense e a Comenda Natália do Espírito Santo. A cerimônia solene foi realizada, na manhã desta quinta-feira (29), na Câmara Municipal ‘Casa Adriano Feitosa Cavalcante’.

A entrega do título de cidadania reforça os laços entre o magistrado e a população, simbolizando o reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário e ao fortalecimento das instituições públicas, contribuindo para o desenvolvimento e a garantia dos direitos da população local.

-
Fred Coutinho exibe a Comenda Natália do Espírito Santo

“Com gratidão eterna, hoje nascemos aqui em Princesa Isabel ao receber a cidadania de princesa, concedida pelos vereadores, pelo Poder Executivo e, acima de tudo, pela maior honraria da cidade que é a Comenda Natália do Espírito Santo. Para mim é uma grande satisfação, uma alegria imensa, uma emoção indescritível, e só quem recebe essa honraria sabe o real significado ”, disse o presidente do TJPB.

Para o vereador e presidente da Câmara, Jaildo Paulino de Lima, autor da proposta de concessão do título de cidadania, a homenagem ao desembargador Fred Coutinho representa o reconhecimento pelo trabalho comprometido com a justiça, o desenvolvimento regional e a aproximação do Poder Judiciário com a população de Princesa Isabel.

“Isso representa uma grande importância para nós, moradores de Princesa Isabel. Como presidente da Câmara, quero parabenizar o desembargador Fred Coutinho pelo desenvolvimento que está trazendo para o nosso município, especialmente com a implantação da energia fotovoltaica”, ressaltou.

Por sua vez, o prefeito de Princesa Isabel, Ednaldo de Melo, expressou sua satisfação durante a entrega das homenagens ao desembargador Fred Coutinho. “Registro aqui meu agradecimento ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba pelo olhar atencioso voltado à nossa cidade e desejo sucesso a todos os envolvidos nessa importante homenagem”, destacou.

Filho de Princesa Isabel, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Antônio Nominando Diniz, ressaltou que nada na vida acontece por acaso, tudo tem uma razão de ser. “Se Princesa Isabel está hoje homenageando o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba com a mais alta honraria do município, a Medalha Natália do Espírito Santo, é em reconhecimento aos relevantes serviços que o desembargador Fred Coutinho já prestou à nossa cidade”, disse.

A Comenda Natália do Espírito Santo é a maior honraria do município e é destinada a personalidades que se destacam por serviços de excelência prestados à comunidade. A distinção reconhece trajetórias marcadas pela dedicação, compromisso e impacto positivo que ultrapassam o âmbito comum.

Prestigiaram a solenidade o desembargador João Benedito da Silva; a juíza auxiliar da Presidência do TJPB, Aparecida Gadelha; os diretores Robson Cananéa (Especial) e Fernando Antério (Administração); o ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira; além de outras autoridades e lideranças do município.

-
Descerramento da placa da sala de aula da cadeia pública

Cadeia Pública Durante a visita à Cadeia Pública, a juíza Aparecida Gadelha, coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-PB), destacou a relevância da iniciativa de construção da sala de aula, fruto da união entre  poderes e órgãos - TJPB, a Seap e o município de Princesa Isabel. 

A magistrada enfatizou que essa ação é de extrema importância e que é necessário dar continuidade a esse caminho, para que cada vez mais pessoas privadas de liberdade  possam utilizar esse espaço e concluir sua formação educacional.

“Então, esse olhar dos poderes constituídos de fazer valer o direito à educação através da construção de uma sala de aula é muito importante. Louvamos essa iniciativa e estamos imbuídos do propósito de fazer com que essa ação gere frutos, por meio da efetiva promoção do direito à educação de pessoas presas”, comentou.

Por Marcus Vinícius

Foto: Ednaldo Araújo

 

-
-
-
-
-
-
-
-
-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711