Conteúdo Principal
Publicado em: 07/11/2023 - 19h22 Atualizado em: 07/11/2023 - 22h55 Tags: Consepre, Manaus

Desembargador João Benedito participa do 8º Consepre, a partir desta quarta, em Manaus

Consepre

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, participa do 8º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) a partir desta quarta-feira (8). Esta edição, que ocorre até sexta-feira (10), será realizada em Manaus (AM). O desembargador destaca que no evento serão discutidos diversos temas que impactam o Poder Judiciário nacional, como Juiz de Garantias, Centrais de Processamento Judiciais e uso de Inteligência Artificial, aplicada nos procedimentos judiciais.

engenharia
Desembargador João Benedito

“Somam-se a esse conjunto de matérias as discussões sobre fatos comuns que afetam os tribunais de justiça do país, que reclamam soluções uniformes. É uma agregação de conhecimento para todos nós que participamos dessa reunião, que nos traz uma bagagem para enfrentarmos os problemas que surgem nas nossas administrações”, afirmou o presidente do TJPB. Participará também do encontro a juíza auxiliar da Presidência, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá.

A solenidade de abertura do Consepre ocorrerá nesta quarta-feira, a partir das 18h30, no Teatro Amazonas. A conferência inicial será proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Mauro Campbell Marques, e pelo ministro do STJ e corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão.

A programação continua na quinta-feira, às 9h30, no Plenário Desembargador Ataliba David Antônio, sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, com a apresentação do juiz auxiliar da Presidência do TJAM, Igor Campagnolli, que tratará sobre o tema ‘Juiz de Garantias: Caminhos Concretos para a Implementação’.

Às 10h40, o juiz diretor da CPE do TJMS, Olivar Augusto Roberti Coneglian, abordará sobre ‘Centrais de Processamento e Unidades de Processamento Judicial’ e, às 11h35, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás, Reinaldo de Oliveira, falará a respeito da ‘Busca Eletrônica em Registros Usando Linguagem Natural’.

À tarde, às 14h30, o Plenário é o local da reunião reservada aos presidentes dos Tribunais de Justiça, e no mesmo horário acontece a reunião de trabalho dos juízes auxiliares e assessores dos Tribunais. Às 16h15, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Márcio Luiz Coelho de Freitas, fará uma apresentação sobre ‘Precatório’.

Na sexta-feira, último dia do Conselho, a abertura dos trabalhos, às 9h, com a apresentação do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia e vice-presidente do Consepre, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que vai abordar o tema ‘Poder Judiciário Disruptivo e Inteligência Artificial’.

Às 10h20 haverá a leitura e aprovação da Carta do Encontro e o encerramento do 8º Consepre, com as palavras do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que falará sobre ‘O Direito Digital e o Sistema de Justiça no Brasil’; da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; e do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e do Consepre, desembargador Carlos França.

Por Marcus Vinícius e Gilberto Lopes com informações do TJAM

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611