Desembargador Leôncio Câmara doa arquivo pessoal sobre adoção ao Tribunal de Justiça
O Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu uma coleção de documentos comprobatórios do registro de Atos de Adoção de Menores, por meio de álbuns fotográficos. As fotografias revelam os adotantes e adotados no momento da assinatura dos respectivos Termos. O material é referente ao período em que o desembargador Leôncio Teixeira Câmara esteve na titularidade da Vara Privativa da Infância e da Juventude da Capital, cargo em que permaneceu por mais de 14 anos.
“Este material foi sendo elaborado ao longo do tempo, com muito carinho de todos os organizadores. É um acervo importante para a história da Infância e da Juventude no Estado, sobretudo em relação à adoção”, disse o desembargador Leôncio Câmara. A entrega ocorreu na sexta-feira (9), durante sessão do Conselho da Magistratura, ocasião em que o desembargador, às vésperas de sua aposentadoria compulsória, foi homenageado pelos presentes por todos os anos de dedicação à Justiça paraibana.
Em relação às homenagens, o desembargador Leôncio afirmou que apenas as suas atividades no serviço público estão sendo concluídas. “Nenhuma palavra define o sentido real de todo este carinho exposto pelos colegas, com quem dividi a missão de julgar, durante todos estes anos. Encerra-se aqui uma carreira, mas, como cidadão, continuarei exercendo as atividades que me cabem. Agradeço a Deus, minha família, amigos, colegas e a todos que colaboraram com os trabalhos aos quais me dediquei”, afirmou.
O magistrado Leôncio Câmara é juiz de Direito concursado em 1975 e promovido ao cargo de desembargador em 2005 pelo critério de antiguidade. Foi o primeiro juiz titular da comarca de Remígio. Também atuou nas unidades judiciarias de Caiçara, Pirpirituba, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa. No TJPB, o desembargador integrou, inicialmente, a Primeira Câmara Cível e, posteriormente, removido para Câmara Criminal, onde é o atual presidente.
Na Justiça Eleitoral, desembargador Leôncio Câmara foi membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba de 1992 a 1996, na categoria de juiz de Direito, e corregedor-eleitoral por dois períodos – 1994 e 1995. Como titular da 64ª Zona de João Pessoa, o juiz foi o coordenador da Propaganda Eleitoral nas eleições municipais de 2002.
Gabriella Guedes e Gabriela Parente





