Desembargador Ricardo Vital e o juiz Antônio Silveira completam um ano à frente da Esma
Nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, o diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), Desembargador Ricardo Vital de Almeida, e o diretor adjunto, juiz Antônio Silveira Neto, completaram o primeiro ano à frente da administração da instituição de ensino, no biênio 2021/2022. No ano passado, mesmo em um período pandêmico, foram realizados diversos cursos, webinários e outros eventos, nas áreas acadêmica, jurídica, cultural e, também, de saúde, sempre de forma remota.
Para o Desembargador Ricardo Vital, a Esma, no marco das limitações que a atual conjuntura do país tem permitido, vem buscando a expressão real, em linhas gerais, do melhor em qualidade e do maior em quantidade, ao aprimoramento da formação e aperfeiçoamento dos servidores e magistrado do Poder Judiciário estadual, no esforço à manutenção do elevado padrão acadêmico, timbre de sua história.
O diretor adjunto, juiz Silveira Neto, ressaltou que, neste primeiro ano de gestão, a Esma conseguiu superar os desafios impostos do ensino a distância em razão da pandemia, desenvolvendo um amplo espectro de atividades acadêmicas, graças ao trabalho em equipe dos qualificados servidores da Escola e da liderança do Desembargador Ricardo Vital.
Para 2022, dentre as ações previstas, destaque para o Calendário de Cursos, que foi lançado no mês de janeiro. Conforme a programação, serão disponibilizados 52 formações que ocorrerão de fevereiro a novembro. Os cursos são destinados aos magistrados e servidores. Em fevereiro, foram ofertados três cursos: Acessibilidade aplicada a órgãos públicos, Língua Brasileira de Sinais (Libras I) e Conceitos Básicos de Finanças e SIAF.
Ainda para este ano, a direção da Escola promoverá webinários e o Curso de Preparação à Magistratura (CPM) com Residência Judicial, além de outros eventos, que serão divulgados em breve.
Já no primeiro ano da gestão, a Esma disponibilizou, no período de fevereiro a dezembro do ano passado, 17 cursos e ofertou 862 vagas. Desse total, 830 inscrições foram efetivadas, ou seja, mais de 96%, entre servidores e magistrados do Tribunal de Justiça da Paraíba, do 1º e 2º Graus, que se inscreveram para os diversos cursos, todos em EaD. Em relação aos webinários, a instituição ofereceu 34 eventos.
Também em 2021, a Esma desenvolveu outras ações, como as comemorações dos 38 anos de fundação da instituição; a especialização em Violência de Gênero e Diversidade Humana; o lançamento do novo layout do site da Escola, mais moderno e dinâmico; e do calendário mensal de cursos, além do retorno das aulas paralisadas do CPM 2020, por conta da Covid-19, e do início das aulas do CPM – Turma 2021.
Por Marcus Vinícius




