Conteúdo Principal
Publicado em: 02/12/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargadora preside sessão do Pleno e é homenageada

A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti preside, nesta quarta-feira (02), a sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba. Pela primeira vez, em 118 anos da história do TJPB, uma desembargadora administra a Corte, por um período de 14 dias.

Antes do início da sessão administrativa, a vice-presidente do Tribunal no exercício da Presidência, Fátima Bezerra foi homenageada pelos membros da Corte, que se mostraram orgulhosos pela ascensão da colega magistrada  e confiantes quanto a sua atuação a frente do Judiciário.

Ela responde pelo cargo em virtude da viagem do desembargador-presidente Luiz Silvio Ramalho Júnior aos Estados Unidos, onde participa do Programa de Treinamento na Eficácia na Administração Judiciária, realizado pela Universidade da Geórgia. Desta maneira, a presidente em exercício do Judiciário permanecerá na função no período de 30 de novembro a 13 de dezembro.

A desembargadora Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, segunda mulher integrante do Colegiado, ressaltou: “É com imensa alegria que nós temos, hoje, na Presidência da nossa Corte de Justiça a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti. Para nós, magistrados e magistradas, é motivo de orgulho e satisfação”.

Falando em nome do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), o desembargador-presidente Nilo Luis Ramalho Vieira disse que é motivo de satisfação e orgulho para todos os membros e servidores da  Justiça Eleitoral ter a desembargadora  Maria de Fátima na condução administrativa da Justiça Comum.

Neste mesmo sentido, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle afirmou a respeito da naturalidade deste momento na vida da desembargadora-presidente. “Este é um momento ímpar, único, primeiro, mas um momento natural pela sua competência, capacidade e maturidade como enfrenta as questões quando julgadora”.

O procurador-geral do Estado, José Edísio Souto, que também falou em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba, desejou muito sucesso e, ao mesmo tempo, colocou a Procuradoria do Estado à disposição.

A defensora pública do Estado, Fátima Lopes, observou a importância de uma mulher chegar a Presidência do órgão máximo do Poder Judiciário estadual. “É por isso desembargadora, que nós mulheres podemos ocupar todas as posições, porque nós temos capacidade e competência para tanto”, afirmou Fátima Lopes.

Após as homenagens, a desembargadora Maria de Fátima fez questão de agradecer o apoio e a confiança deferida por cada membro do Tribunal de Justiça e das demais instituições. “Estou feliz pela manifestação de carinho, apreço e apoio dos meus pares. Sobretudo, por essas manifestações externadas em público e em particular, por meio de abraços efusivos e de apoio”, disse a presidente.

Por Marcus Vinícius Leite

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611