Conteúdo Principal
Publicado em: 25/02/2019 - 15h20 Atualizado em: 25/02/2019 - 16h47 Tags: Visita, 16º RCMec

Desembargadores e juízes do TJ visitam quartel do 16º RCMec

Desembargadores e juízes do TJ visitam quartel do 16º RCMec / Fotos: Ednaldo Araújo / TJPB

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, visitou, na manhã desta segunda-feira (25), o quartel do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RCMec). Acompanhado dos desembargadores Romero Marcelo (corregedor-geral) e Joás de Brito Pereira Filho, além dos juízes Marcos Salles e José Ferreira Júnior, ele foi recebido pelo comandante, o tenente-coronel Espinha, que mostrou as instalações da unidade militar, como também falou dos trabalhos realizados pelo Exército como a Operação Carro Pipa, atendendo as populações castigadas pela seca.

“É muito gratificante receber o Poder Judiciário”, afirmou o tenente-coronel Espinha, destacando os laços de amizade que devem pautar as relações com os diversos segmentos da sociedade. Sobre a Operação Carro Pipa, ele informou que o Regimento de Cavalaria atende, hoje, 53 municípios paraibanos, beneficiando 105 mil famílias, que sofrem com a falta de água. São mais de 300 pipeiros contratados pelo Exército brasileiro, que monitora a entrega da água. “Nós levamos água para os rincões mais distantes do Estado da Paraíba”, ressaltou.

Desembargadores e juízes do TJ visitam quartel do 16º RCMec / Fotos: Ednaldo Araújo / TJPB

O presidente do TJPB destacou a integração e a troca de experiências com o Exército. Ele disse ter ficado impressionado com a ação social desenvolvida pelo 16º RCMec com a Operação Carro Pipa. “É um lado social do Exército importantíssimo. Toda instituição deve ter o seu lado social, como nós também temos na área da Juventude e na área da Violência contra a Mulher”, afirmou o desembargador Márcio Murilo.

Fazendo parte da comitiva, o desembargador Romero Marcelo, que por 11 anos atuou no Exército, disse que foi uma visita auspiciosa. “Faz parte da política do nosso presidente estabelecer essa relação, não só com as Forças Armadas, mas com todos os órgãos da Administração Pública. Isso é muito importante para o Poder Judiciário”, enfatizou. Por sua vez, o ex-presidente do TJ, desembargador Joás de Brito, lembrou que já fez parte do NPOR, servindo no RCMec. “Fui aluno aqui nesse quartel. É um ambiente muito agradável, onde tem muita organização, muita hierarquia, muita disciplina. Eu sempre vi o Exército com bons olhos, pelo respeito, pelas tradições. Reviver tudo isso é uma alegria muito grande”, revelou.

História - O 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RCMec) foi criado pelo Dec. Nr 68.784, de 21 de junho de 1971, com a denominação de 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Passou a adotar a atual designação de 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado em 22 de dezembro de 1971. Em 1970 teve início a construção do Quartel e já em julho foi nomeado o seu primeiro comandante, o Ten. Cel. Cav Flávio Moutinho de Carvalho. A denominação histórica de Regimento Piragibe foi concedida em 1990, em homenagem ao cacique dos Tabajaras, o índio Piragibe, cujo nome, em língua indígena, significa "braço de peixe". 

Por Lenilson Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611