Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado pelo Tribunal de Justiça
O juiz Josivaldo Félix, que assumiu recentemente a coordenação do projeto, informou que todos os diretores dos Fóruns receberão, via malote digital, instruções para que seja realizado o plantio de árvores nas áreas em torno dos prédios. “Vamos pedir que adotem essa medida pois essa é outra maneira de melhorar a qualidade do ambiente”, afirmou.
Dessa forma, o TJPB enfatiza a campanha, estimulando cada integrante da 'família judiciária' a realizar de modo consciente atitudes sustentáveis, tais como plantar e cuidar de uma árvore, separar o lixo, reduzir o uso de descartáveis, imprimir na frente e no verso das folhas como forma de reduzir o consumo de papel e manter as lâmpadas ligadas apenas o necessário.
A Comissão de meio ambiente adiantou que está em processo licitatório a compra de mais coletores, que serão instalados em todas as comarcas do Estado, para viabilizar a coleta seletiva de resíduos sólidos. Outra medida será a instalação, em breve, de sensores elétricos de presença, como forma de economizar energia elétrica nos ambientes das unidades judiciais.
Outra ação da campanha será a reativação dos poços artesianos dos fóruns Cível e Criminal da Capital. Além disso, será assinado um convênio entre o Poder Judiciário e a Associação de Catadores de Recicláveis (Ascare), no sentido de que a entidade recolha todo o resíduo sólido coletado nas unidades do Judiciário paraibano.
A campanha de Sustentabilidade foi lançada pela presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, no dia 2 de maio, no Fórum Cível da Capital. Com o slogan “Sustentabilidade: a Justiça abraça essa ideia”, a iniciativa conta também com mascote “Tjeco”, ícone que ajuda a fixar na mente dos cidadãos os ideais da Campanha.
Dicas - Você pode participar da redução da poluição do ar dando preferência a produtos regionais, fortalecendo a economia local e evitando a emissão de gases tóxicos causadores de patologias e do aquecimento global devido ao transporte utilizado para longas distâncias.
Fique atento aos vazamentos, evite desperdício de água reduzindo a conta no final do mês. Reutilize água da máquina de lavar, lavando áreas externas ou a água que lavar os pratos aguando as plantas e ainda dê preferência a equipamento que reduza o consumo de água (seu bolso agradece).
Desligue ou desconecte a tomada de equipamentos, quando não estiver utilizando-os, você economiza em média 12% do consumo doméstico de energia elétrica.
Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas fluorescentes, você economiza em média 60% no consumo; evita a emissão de possivelmente 136kg de gás carbônico por ano; diminui o número de substituições, pois a fluorescente tem maior vida útil.
Separe seu lixo, para destinação correta dos resíduos. Com isso, você possibilita a reciclagem de materiais; evita a degradação do meio ambiente, economizando matérias-primas para fabricação de novos produtos; auxilia o fortalecimento econômico de cooperativas de reciclagem, contribuindo para melhoria de vida dos catadores; contribui para o aumento de vida útil dos aterros sanitários, evitando que produtos recicláveis sejam destinados incorretamente.
Prefira pen-drive para armazenar as informações que necessitar em lugar dos CDs e DVD’s, pois possuem muito espaço e memória e, ainda, tem a vantagem de serem infinitamente reutilizáveis.
Reaproveite (adote) seus copos plásticos ou leve garrafinhas para o trabalho.
O meio ambiente agradece!
Gecom - TJPB




