Diretor do Fórum Cível da Capital presta contas ao presidente do TJPB e entrega Relatório de Gestão
O diretor do Fórum Cível da Capital, juiz Carlos Antônio Sarmento, entregou ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, o Relatório de Gestão relativo ao biênio 2017/2018, elencando as principais atividades administrativas que foram desenvolvidas, durante sua administração a frente do Fórum ‘Desembargador Mário Moacyr Porto’.
O Relatório de Gestão do Fórum Cível da Capital destacou as obras de reforma e ampliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) das Varas Cíveis, que passou a contar com novas e modernas salas, em um total de sete; bem como as reformas e reestruturação de diversos setores administrativos, com a criação de uma ampla sala de reuniões junto a Diretoria, que também passou a ser utilizado como um espaço de convivência dos juízes e servidores.
Ainda no biênio 2017/2018, o setor da Contadoria Judicial foi ampliado a fim de readequá-lo à quantidade de processos existentes e de servidores. A Distribuição, onde são tomados os termos dos juizados especiais, também passou por reformas e foi recuado com o objetivo de dar mais privacidade aos que ali se dirigem para fazer suas petições.
Para melhor orientar os jurisdicionados que transitam diariamente no Fórum Cível, foi atualizada a sinalização indicativa da unidade judiciária. A estimativa é que circula em torno de mil pessoas por dia, no local. Na gestão do juiz Carlos Sarmento, foram realizados melhoramentos nos Cartórios Unificados de Família. “Essa era uma área bastante criticada por advogados e jurisdicionados e, hoje, é referência, onde foi inaugurada uma brinquedoteca, o fraldário e o espaço para amamentação, em parceria com a OAB/PB”, observou o magistrado.
O juiz Carlos Sarmento destacou, também, a instalação de uma sala exclusiva para realização dos plantões judiciais cíveis das Comarcas da Grande João Pessoa, que a partir de janeiro de 2018, foram concentrados no Fórum Cível da Capital. Houve a cessão de um novo espaço para sala dos advogados, que foi ampliada e modernizada pela OAB. O Fórum Cível realizou o treinamento e capacitação de todos os servidores da área judicial e administrativa no sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe), em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma) e com a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec).
"Apesar das dificuldades enfrentadas, temos a certeza que fizemos muito com pouco, dentro de uma gestão compartilhada e participativa", frisou o diretor Carlos Sarmento. O gerente do Fórum Cível, Aloísio Rodrigues Moura Filho, a quem coube a consolidação do relatório, também participou da entrega do mesmo ao Presidente. O juiz Carlos Sarmento foi reconduzido pelo futuro gestor do TJPB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, para mais um biênio a frente do Fórum Cível da Capital.
Por Eloise Elane








