Diretoria de Governança e CEIInGov promovem oficina para estabelecer metodologia de trabalho
A Diretoria de Governança e Gestão Estratégica e o Centro de Inovação, Inteligência e Governança (CEIInGov) do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizaram, na manhã desta quarta-feira (12), uma oficina com gerentes e servidores(as) da Diretoria, com o objetivo de desenvolver uma metodologia de trabalho para o setor. O encontro aconteceu na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma-PB), em João Pessoa. A oficina foi coordenada pelos gestores da Diretoria de Governança e pelo coordenador do CEIInGov, juiz Jeremias de Cássio Carneiro de Melo.
Recriada na atual gestão do desembargador Fred Coutinho, presidente do Poder Judiciário Estadual, a Diretoria passou a contar com novas gerências e coordenadorias, o que resultou em um aumento significativo do volume de trabalho. Visando gerenciar essa expansão e oferecer um serviço mais eficiente, o diretor de Governança, Bruno Oliveira, ressaltou que foi necessário reunir toda a equipe para compartilhar conhecimentos e definir, de forma colaborativa, a metodologia de trabalho mais eficaz para a reestruturação do setor, com o intuito de garantir um serviço de qualidade, alinhado às necessidades do Tribunal de Justiça.
“Achamos por bem reunir toda a equipe, ou seja, reunir todo o conhecimento e, através dessa sinergia, definir uma metodologia para o nosso setor”, destacou Bruno Oliveira, diretor de Governança e Gestão Estratégica do TJPB.
O coordenador do CEIInGov, juiz Jeremias de Cássio, afirmou que a iniciativa teve como objetivo aprimorar os fluxos de trabalho e fortalecer o suporte a todos os setores do Tribunal, especialmente nas ações voltadas ao Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A iniciativa reforça o compromisso do Tribunal de Justiça da Paraíba com a eficiência, inovação e excelência na gestão judiciária”, afirmou.
A Diretoria de Governança, que presta serviços aos diversos órgãos do TJPB, passou a contar com duas gerências (Dados e Planejamento), além de três coordenadorias: Business Intelligence (BI), Pesquisas Judiciárias e Inovação. “A coordenação de BI tem como objetivo transformar todo o arcabouço de dados do Tribunal em informações visuais, por meio de painéis. Esses painéis serão utilizados para monitoramento do Processo Judicial Eletrônico, bem como para todas as áreas administrativas do Tribunal. Essa reestruturação representará um grande desafio para a equipe, que precisará lidar com as diversas demandas que irão surgir nos próximos tempos”, comentou Bruno Oliveira.
Por Marcus Vinícius