Conteúdo Principal
Publicado em: 03/02/2014 - 18h08 Atualizado em: 10/03/2017 - 11h07 Tags: DITEC

Ditec apresenta primeira versão do novo Sistema de Controle de Processos de Primeiro Grau - Siscom

Equipe da Diretoria Tecnologia de Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba apresentou novo projeto do Sistema de Controle de Processos de Primeiro Grau, em reunião realizada na última sexta-feira (31). A primeira versão 0.1 foi feita atendendo os requisitos que fazem referência a cadastramentos e distribuição, com objetivo de atingir maior agilidade na tramitação dos processos.

O novo sistema foi apresentado ao Grupo de Trabalho formado para idealizar e desenvolver o novo projeto do referido sistema. O diretor da Ditec, Ney Robson, informou que esse Grupo repassa os requisitos e funcionalidades os quais o sistema deve atender. Com base nisso, ele começa a ser desenvolvido.

“O atual sistema está obsoleto, não está atendendo as prerrogativas nem as funcionalidades exigidas pelos usuários. Vamos substituir com a nova plataforma de programação, em linguagem Java, mundialmente aplicada no mercado”, ressaltou. O projeto piloto do novo sistema, já na versão 0.8, deverá ser instalado entre julho e agosto na Comarca de Gurinhém.

São pelo menos oito versões de desenvolvimento para que o sistema entre em funcionamento. A versão 0.8, que será instalada após um ano da aprovação da presidência do Tribunal, contemplará todos os requisitos essenciais, segundo o diretor.

A funcionalidade é voltada para o público interno e externo. Ney Robson explicou que um advogado ao pré-cadastrar o processo, por exemplo, tornará mais ágil a fase de distribuição. “Haverá também integração com a central de mandados, Correios, Diário da Justiça, entre outros. Os servidores e magistrados vão atuar diretamente no sistema, evitando, inclusive, que o público venha ao cartório saber os despachos, pois estas informações estarão disponíveis na internet”, afirmou.

Segundo o diretor, a visão sobre o benefício diz respeito a “transparência e agilidade, que são fatores positivos para o Tribunal de Justiça”. A modernização deve trazer benefício direto aos jurisdicionados, pela melhora no acesso a tramitação de feitos.

Para o magistrado Meales Medeiros, que presidiu a reunião, todos ficaram surpresos com a qualidade do serviço apresentado. “Foi realmente muito bom. É o principal projeto hoje do Tribunal, pelo grande porte que exige. O esforço é muito grande, mas a perspectiva é de que seja inaugurado dentro do prazo”, pontuou.

A reunião contou com a presença, além do juiz auxiliar corregedor Meales Medeiros de Melo, de servidores que compõe o Grupo de Trabalho do Projeto de Modernização do Sistema SISCOM - GTPS, instituído pelo Ato da Presidência nº 107/2013,  além da equipe técnica envolvida no projeto.

Karina Negreiros (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711