Conteúdo Principal
Publicado em: 28/06/2023 - 14h35 Atualizado em: 28/06/2023 - 15h09 Tags: DITEC, Migração, Google Workspace

Ditec inicia migração das contas institucionais dos usuários internos para o sistema do Google Workspace

..

A equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba deu início aos trabalhos de migração para o Google Workspace das contas institucionais (Zimbra) dos usuários internos do Poder Judiciário estadual. Para isso, foi organizado um cronograma com as datas e as respectivas unidades judiciárias, de forma que todos os integrantes da Justiça estadual terão seus e-mails utilizados para serviços e comunicação judiciais migrados para o novo sistema durante o mês de julho.


As atividades terão início neste sábado (1º/07), envolvendo gabinetes dos desembargadores, setores do Tribunal de Justiça que ainda não migraram e todos os usuários da Comarca de Campina Grande. O Cronograma, disponibilizado abaixo, segue até o dia 24/07. O objetivo é promover a colaboração de forma eficaz e otimizar a comunicação interna, com foco na eficiência operacional em todo o tribunal, segundo pontuou o diretor da Ditec, Ney Robson Medeiros.

Ele comunicou que a migração teve início, a título de experiência, há três semanas, com as contas dos servidores da Ditec e que, nas semanas seguintes, foram migradas as contas da Diretoria Administrativa e demais Diretorias do Tribunal, respectivamente. “Estamos, agora, migrando as contas do Tribunal e das demais unidades judiciárias. As contas do e-mail do Zimbra serão migradas para o G-mail, no entanto, a extensão final da conta continua sendo @tjpb.jus.br”, observou Ney Robson.

-
Diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson Medeiros

O diretor da Ditec salientou, ainda, que para que não haja descontinuidade dos serviços, nesse primeiro momento, serão migradas apenas as contas pessoais. Já nas departamentais, a exemplo das contas de gabinetes, diretorias, gerências, varas, cejuscs, dentre outras, será utilizado um outro recurso do Google Workspace, que é o Google Groups, tendo em vista que o Tribunal não mais utilizará uma conta específica por departamento.

“O Zimbra continuará funcionando para essas contas, porém as que forem migradas, automaticamente deixarão de ter acesso ao antigo sistema e todos os e-mails estarão disponíveis no Gmail, ou seja, não apenas as mensagens atuais, mas, todas recebidas na caixa pessoal serão disponibilizadas na nova plataforma”, frisou Ney Robson.

Pacote Colaborativo – Segundo destacou Ney Robson, são inúmeros os benefícios e com grandes avanços. Ele evidenciou que o usuário terá num ambiente único todas as ferramentas disponíveis, dentre elas, poderá acessar o chat, que se assemelha ao aplicativo WhatsApp, criando grupos, compartilhando arquivos, fotos (até mesmo pelo próprio smartphone).

Ele informou, ainda, que a videoconferência poderá se feita a partir da própria ferramenta, sem a necessidade de criar um link, ou mesmo entrar em outro dispositivo, facilitando e dando celeridade à comunicação interna. Será disponibilizado um pacote de escritório, contendo editor de textos, planilhas e apresentações, além do servidor de arquivo (Drive), onde serão armazenados e disponibilizados, em nuvem, os arquivos existentes nas atuais pastas de redes (onde existir) e possibilitará o acesso de qualquer lugar que o usuário esteja sem necessidade de utilização de VPN (Virtual Private Network - serviço que protege a conexão de Internet e privacidade online).

“Além disso, teremos a segurança dos dados, vez que estará a nossa disposição, todo o cabedal de tecnologia da Google. Isso vai acelerar muito os nossos processos de trabalho e, consequentemente, refletirá de forma positiva na qualidade da prestação jurisdicional. Nós estamos partindo, de fato, para a utilização de uma ferramenta que trará celeridade às nossas atividades”, enfatizou Ney Robson Medeiros.

Por fim, o diretor de Tecnologia informou que foi disponibilizada uma página no portal (link: https://www.tjpb.jus.br/google-workspace), onde serão publicados tutoriais, vídeos de treinamentos e de funcionalidades para auxiliar o usuário para utilizar em sua plenitude os recursos da nova ferramenta.

CRONOGRAMA DA MIGRAÇÃO:

- 1º a 03/07 – TJPB (Gabinetes dos desembargadores e setores que ainda não migraram) e Comarca de Campina Grande.

- 08 a 10/07 - João Pessoa - Fóruns Cível, Criminal, Regional de Mangabeira e o Fórum da Infância e Juventude.

- 15 a 17/07 - Comarcas de Araruna, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Cuité, Esperança, Guarabira, Ingá, Itabaiana, Itaporanga, Mamanguape, Monteiro e Patos.

- 22 a 24/07 – Comarcas de Piancó, Pombal, Queimadas, São João do Rio do Peixe, Sapé, Sousa, Água Branca, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Alhandra, Areia, Bananeiras, Belém, Boqueirão, Caaporã, Conceição, Conde, Coremas, Gurinhém, Jacaraú, Juazeirinho, Pedras de Fogo, Picuí, Pocinhos, Princesa Isabel, Remigio, Rio Tinto, Santa Luzia, São Bento, São José de Piranhas, Serra Branca, Solânea, Soledade, Sumé, Taperoá, Teixeira e Umbuzeiro.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611