Encontro de Juízes Diretores de Fóruns do Judiciário da Paraíba é aberto a todos os magistrados do TJPB
“Um juiz já foi, e ou pode ser diretor de um fórum”, justificou Agamenilde Dias, ao defender a participação da magistratura no evento. As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas até o dia 26, pelo portal da Escola Superior da Magistratura (Esma), através do site (http://esma.tjpb.jus.br/). Confirmaram presenças, também, o conselheiro Saulo José Casali Bahia e o assessor da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz Luciano Athayde Chaves, além do secretário geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), juiz Paulo de Tarso Tamburini.
Segundo Agamenilde Dias Arruda, o principal objetivo do encontro é a capacitação e o desenvolvimento dos magistrados, visando a padronização de suas práticas de gestão, alinhadas às diretrizes do CNJ e às orientações da Enfam, “bem como identificar problemas comuns atinentes à gestão administrativa de pessoal e de recursos dos Fóruns”. A juíza Agamenilde é diretora do Fórum da Capital.
A “Política de atenção ao Primeiro Grau de Jurisdição” será o tema da primeira palestra a ser proferida pelo conselheiro do CNJ, juiz Rubens Curado Silveira. De acordo com a programação, no segundo dia o juiz federal e conselheiro do CNJ, Saulo José Casali Bahia, abordará o tema “Eficiência no Poder Judiciário”, em palestra que começará às 8h. A “Identificação de Fatores Críticos de Sucesso Comuns à Eficiência de Fóruns”, será tema do Painel, que terá como facilitadores e consultores os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ana Lúcia Carvalho e Arturo Felinto.
O período da manhã encerra com a “Proposta de Padronização de Boas Práticas de Gestão de Pessoas e de Recursos para os Fóruns do TJPB, a ser apresentada pela juíza Agamenilde Dias Arruda. Após o intervalo do almoço, o encontro retorna a partir das 14hs, com a conferência do juiz Luciano Athayde Chaves, que também é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O magistrado vai falar sobre “A governança Democrática no Poder Judiciário”. A Formação e Aperfeiçoamento do Magistrado será o tema da conferência a ser proferida pelo Juiz de Direito, Paulo de Tarso Tamburini.
Por Fernando Patriota e Genésio Souza




