Encontro de Juízes Diretores de Fóruns vai contar com a participação de conselheiros do CNJ
As inscrições para o evento já estão abertas na Escola Superior da Magistratura
A formação do juiz diretor enquanto gestor público será o tema central do I Encontro de Juízes Diretores de Fóruns do Judiciário da Paraíba, que vai acontecer entre os dias 29 e 30 de maio, no auditório do Fórum Cível da Capital. As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas até o dia 26 de maio, pelo portal da Escola Superior da Magistratura, através do site (http://esma.tjpb.jus.br/). Foram confirmadas as presenças dos conselheiros do CNJ, juízes Rubens Curado Silveira e Saulo José Casali Bahia, além do assessor da Presidência do CNJ, juiz Luciano Athayde Chaves e do Secretário Geral da Enfam, juiz Paulo de Tarso Tamburini.Segundo a juíza Agamenilde Dias Arruda, diretora do Fórum da Capital – uma das coordenadoras do evento – , o objetivo do encontro é a capacitação e o desenvolvimento dos magistrados, visando a padronização de suas práticas de gestão, alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e às orientações da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, bem como identificar problemas comuns atinentes à gestão administrativa de pessoal e de recursos dos Fóruns.
O Encontro está oferecendo 150 vagas, direcionadas aos 78 juízes diretores de fóruns e demais magistrados interessados no tema. A abertura do evento acontecerá às 19hs, do dia 29 de maio, e será feita pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. A diretora do Fórum da Capital antecipou que, conforme consta na programação, a palestra inicial será feita pelo conselheiro do CNJ, Rubens Curado Silveira, que também é membro da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas/CNJ. Ele vai discorrer sobre a “Política de Atenção ao Primeiro Grau de Jurisdição”.
No prosseguimento da programação do Encontro, no dia 30, às 8hs, o juiz federal Saulo José Casali Bahia, conselheiro do CNJ, abordará o tema “Eficiência no Poder Judiciário”. Em seguida haverá um painel sobre a “Identificação de Fatores Críticos de Sucesso Comuns à Eficiência de Fóruns”, tendo como facilitadores e consultores, os professores da Universidade Estadual da Paraíba, Ana Lúcia Carvalho e Arturo Felinto. A juíza Agamenilde Dias Arruda prossegue, às 10:30hs, com a apresentação de “Proposta de Padronização de Boas Práticas de Gestão de Pessoas e de Recursos para os Fóruns do TJPB.
Após o intervalo do almoço, o encontro retorna a partir das 14hs, com a conferência do juiz Luciano Athayde Chaves, que também é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O magistrado vai falar sobre “A governança Democrática no Poder Judiciário”. A Formação e Aperfeiçoamento do Magistrado será o tema da conferência a ser proferida pelo Juiz de Direito, Paulo de Tarso Tamburini.
Antes do encerramento haverá a apresentarão da proposta de criação de evento nacional de diretores de fórum, com periodicidade anual, que será feita pelos juízes Luciano Athayde Chaves, Paulo de Tarso Tamburini e Agamenilde Dias Arruda, e ainda, assinatura da carta de intenções de criação do Encontro Estadual e Nacional.
Integram a Comissão organizadora do Encontro, a juíza Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas e o juiz André Ricardo de Carvalho Costa. Os professores Ana Lúcia Carvalho de Souza e Arturo Rodrigues Felinto, e os servidores Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, Ramon Rocha Rodrigues e Maria de Lemos Queiroz Cappelletti.
Por Genézio Sousa




