Encontro vai capacitar magistrados paraibanos que atuam na Infância e Juventude
Capacitar os magistrados que atuam na área da Infância e Juventude do Estado. Este é o objetivo do II Encontro do Fórum Estadual (Foejuv), que será realizado com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, nos dias 3 a 5 de Novembro.
De acordo com a presidente do Foejuv, juíza Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa, da 2ª Vara Mista de Sousa, a diretoria do Fórum deve se reunir, na próxima semana, com a Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do TJPB. Depois dessa reunião, será divulgada a programação oficial do evento.
No entanto, a magistrada já revelou que no primeiro dia do encontro deve ser realizada uma Assembleia Geral, onde serão discutidas as ações que já foram realizadas, os encaminhamentos, um diagnóstico a partir de pesquisa aplicada e o regimento interno do Foejuv, entre outros assuntos.
O segundo e terceiro dias serão dedicados à formação dos juízes, em atendimento ao que foi solicitado no encontro anterior. “Será feita uma abordagem focada no Sistema de Garantias de Direitos e na Formação das Redes de Atendimento. Esses cursos serão ministrados e facilitados por pessoas que possuem um trabalho já reconhecido nesta área”, informou a presidente.
Ainda de acordo com a juíza, o projeto de formação, que será realizado no encontro, foi encaminhado para a Escola Superior da Magistratura (Esma), com a finalidade de que seja certificado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
O Foejuv - O Fórum Estadual da Justiça da Infância e da Juventude foi criado para propiciar aos magistrados paraibanos, que atuam na área, um espaço para discussão, fomentação de novas práticas, uniformização de procedimentos, representatividade perante os órgãos de administração, na busca por condições mínimas necessárias à prestação jurisdicional, com a garantia da prioridade absoluta exigida pela Lei nº 8.069/90, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
Da Coordenadoria (com a c